19 março 2012

1º Debate Festival da Música Livre em Pouso Alegre - MG

O último sábado, dia 17/03/12, foi um dia maravilhoso! Muitas coisas boas e do bem aconteceram no 1º Debate Festival da Música Livre, realizado na cidade de Pouso Alegre - MG.

O evento, ao ar livre, foi no Parque Natural Municipal (antigo Horto Florestal) e contou com a participação de centenas de pessoas, principalmente jovens que apóiam a cultura, a arte e a música.

Como convidados para o debate estiveram presentes os artistas: Fernando Anitelli (O Teatro Mágico), Leoni e GOG, além de Aguinaldo Perugini (Prefeito de Pouso Alegre), Rafael Hunh (Secretário de Cultura e Turismo de Pouso Alegre), Gustavo Anitelli (Sociólogo) e Everton Rodrigues (MPB). O deputado estadual Ulysses Gomes Oliveira Neto também esteve presente e elogiou a iniciativa. 

O objetivo deste evento é discutir sobre a política cultural que envolve o conhecimento livre e o compartilhamento de informações, principalmente de música. Assim nasceu o movimento MPB - Música Para Baixar.

O movimento MPB (Música Para Baixar)  é um movimento cultural brasileiro que se contrapõe à atual estrutura do mercado musical, que reputa excludente, e defende o reconhecimento legal do direito de compartilhar arquivos digitais de música. Sem se vincular a um gênero musical, e para além do contexto da música, o movimento se propõe a articular arte, tecnologia e comunicação colaborativa, pretendendo levar suas propostas para o maior número de pessoas. Busca estabelecer o que define como uma nova relação entre o capital e o trabalho, por meio de conceitos e práticas da economia solidária, em função de uma alegada grande demanda de diferentes agentes culturais pela geração autônoma de renda. Combatem a prática do jabá nos veículos de comunicação, sob o argumento de que ele corrompe e prejudica as manifestações culturais.

Após o debate, a galera teve o prazer de assistir, num único palco, os artistas Fernando Anitelli Trio, GOG e Leoni. Um momento memorável com uma energia mais do que positiva.

O grupo de hip hop La Troppa, da cidade de Pouso Alegre, também se apresentou no palco, contagiando o público com letras que remetem aos casos cotidianos.

O blog Tudo de Bom e do Bem parabeniza Rafael Huhn pelo excelente trabalho que vem realizando à frente da Secretaria da Cultura de nossa cidade, provando que a cultura é possível, além de ser um fator importante para o desenvolvimento humano com qualidade e sem violência.

Obrigada aos artistas por proporcionar um show valioso, além de serem ativistas nesse movimento que busca fortalecer e manter a democracia e a liberdade de expressão.

Que esse evento sirva de exemplo para outras cidades. O blog Tudo de Bom e do Bem apóia toda essa ação.

Não perca nos próximos posts as entrevistas com Leoni, GOG, Fernando Anitelli e Agnaldo Perugini, como também vídeos do evento.





















Curta mais fotos na página do Blog Tudo de Bom e do Bem, no Facebook: https://www.facebook.com/media/set/?set=a.312339405496842.74518.273838572680259&type=3&saved#!/pages/Blog-Tudo-de-Bom-e-do-Bem/273838572680259 


Artistas participantes:
http://gograpnacional.com.br/
http://www.fernandoanitelli.mus.br/
http://leoni.art.br/


Saiba mais:
http://www.musicasparabaixar.org/
http://www.petitiononline.com/mpb/petition.html
http://www.revistaforum.com.br/conteudo/detalhe_materia.php?codMateria=7815


Fonte: http://pt.wikipedia.org/


Fotos: João Rennó e Eliana Torri

2 comentários:

  1. Realmente foi muito bom!!!! Pouso Alegre precisa de mais eventos assim, eventos para toda a família!!! Adorei!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia Joyce! Obrigada por participar deste espaço. Estava maravilhoso, não é? Precisamos sempre ter esses eventos na cidade para valorizar a comunidade e as boas atitude.
      Abraços e participe sempre!

      Eliana

      Excluir

Olá! Sua opinião é muito importante! Compartilhe!