01 fevereiro 2012

Dicas para montar um negócio em família

Imagine: se trabalhar com pessoas que não conhecemos, muitas vezes não é nada fácil, imagine trabalhar com a família?
Trabalhar em família exige muito bom senso e equilíbrio para separar os dois ambientes, além de muita conversa e compreensão.
Confira as dicas abaixo e veja se você e seus familiares estão afinados nas opiniões.
Boa leitura!


Montar um negócio em família pode ser lucrativo, mas também pode gerar crises em casa. Para isso, é preciso saber driblar os problemas mais corriqueiros, como as briguinhas internas, o poder de decisão e a interferência de um no trabalho do outro.
Sócio da loja Magia das Tortas, o engenheiro mecânico Eraldo Souza, sabe muito bem o que é levar o trabalho para a casa. E vice-versa. Ele resolveu abrir um negócio com a esposa, a arquiteta Denise Souza. Juntos na empresa há dois anos, o casal aprendeu no dia a dia a solucionar os atritos e a não levá-los para o lado pessoal.
Mas como fazer isso? Para quem pretende seguir os passos dos comerciantes e abrir um negócio em família, Eraldo dá as suas dicas para manter uma relação saudável no trabalho. Confira:
Defina o tipo de negócio: “Como em todo negócio, os sócios precisam escolher exatamente o que querem fazer. Não é porque é de família que vai dar certo. Tem que existir um consenso entre os sócios e um planejamento específico para a área definida”.
Divida as responsabilidades: “É preciso atribuir as responsabilidades. Mesmo sendo em família, cada um tem a sua função. O responsável pelo dinheiro e pela compra, por exemplo. E um não pode se meter no trabalho do outro para não criar crises desnecessárias”.
O chefe deve ser um só: “Alguém tem que ser o cacique, aquela pessoa que vai bater o martelo. Ainda que todos sejam donos do mesmo negócio, não dá para ser uma democracia total. Um é escolhido para dar a palavra final porque tem a competência para isso”.
Mantenha a calma, sempre: “Para evitar brigas, o importante é ouvir o outro, mas é essencial trazê-lo de volta para a realidade caso esteja com alguma dificuldade em relação a isso. Tudo com muita calma e tranquilidade. Você pode ouvir críticas, claro, mas tem hora em que é preciso saber dizer não”.
Não misturar o trabalho com o relacionamento familiar: “Condição básica para qualquer negócio dar certo. Nunca levar para casa alguma chateação do trabalho. Deixe isso tudo lá quando fechar a porta do escritório, pois mal-entendidos profissionais podem até mesmo prejudicar a relação com o seu parente”.



Fonte de textos e imagens: http://www.bolsademulher.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá! Sua opinião é muito importante! Compartilhe!