09 fevereiro 2012

Entrevista com Carla Viviane: presidente da SOS Bichos Pouso Alegre

Hoje o blog conversa com  Carla Viviane, presidente da ONG SOS BICHOS, de Pouso Alegre.
De personalidade forte e com coração imenso, ela fala sobre sua paixão pelos animais, além de sua luta diária para que todos tenham uma vida digna, junto com todos os protetores.
Curta a entrevista e aproveite o momento para reforçar sua inspiração na causa em que VOCÊ acredita.
Boa leitura!


Blog: Quem é Carla Viviane?
Carla Viviane: Sou contadora, me formei em Direito em 2004. Nascida e criada aqui em Pouso Alegre.

Blog: O quê motivou você a ser uma protetora dos animais? Quando isso aconteceu?
Carla Viviane: Sempre tive o exemplo dentro de casa, meu pai é protetor desde que me conheço por gente. Prestava socorro para animais doentes, filhotes abandonados, pássaros. Já vi meu pai retirar rato com papel higiênico para não matar.  Conforme fui me tornando adulta, lá em casa virou um abrigo de cachorro e gato. Minha irmã e mãe também são protetoras, todas nós fazemos um pouco de trabalho de proteção.

Blog: Você tem animais em casa?
Carla Viviane: Tenho 3 cães: um Pit Bull e duas vira-latas. Todos adotados vítimas de abandono.

Blog: Você é uma grande defensora da raça Pit Bull. Por quê?
Carla Viviane: Porque as pessoas têm muito preconceito contra a raça. O Pit Bull é um cão amigo e companheiro como qualquer outro cão, é dócil, equilibrado, inteligente e obediente. A única diferença é que possui força física e por isso o ser humano, muitas vezes, gosta de usá-lo como arma. Qualquer animal treinado para ser agressivo ficará agressivo. O meu Saddam ia ser solto na rua depois de adulto “porque não servia para nada, por ser muito manso”.  Chegou em casa antes de eu engravidar da minha filha que hoje tem 3 anos e os dois são super amigos.

Blog: Você faz parte de alguma ONG (Organização Não Governamental)?
Carla Viviane: Presido a SOS BICHOS – ASSOCIAÇÃO DE PROTEÇÃO AOS ANIMAIS DE POUSO ALEGRE.

Blog: Qual a missão e objetivo da SOS BICHOS?
Carla Viviane: A SOS bichos é uma ONG que procura recolher, cuidar e encaminhar para adoção animais recolhidos vítimas de abandono, maus tratos, doenças, atropelamentos... Sempre doamos animais para quem está dentro dos requisitos da posse responsável. Não doamos cachorro para vigiar construção ou para ficar em corrente.

Blog: Quantos animais a SOS BICHOS abriga hoje?
Carla Viviane: Hoje a SOS Bichos abriga 33 cães entre adultos e filhotes.

Blog: Como a SOS BICHOS é mantida? Como as pessoas podem ajudar?
Carla Viviane: A SOS BICHOS é mantida graças a doações de pessoas físicas e jurídicas que conhecem nosso trabalho. Manter um local a partir de doações não é fácil. São 300kg de ração por mês, salário do tratador, água, luz, medicamentos. Sem contar os vários atendimentos que fazemos à cães de pessoas carentes, cães comunitários (são os cães que vivem em determinado local, são alimentados por diversas pessoas, mas não residem em local nenhum).

Blog: Infelizmente, há organizações não governamentais que não realizam trabalho sério, prejudicando as que fazem. Como vocês lidam com situações em que as pessoas desconfiam do trabalho e do uso do dinheiro que são doados?
Carla Viviane: Nossas contas estão abertas para quem quiser visitar e nosso abrigo também. Existem muitas pessoas que vivem de proteção animal e não aplicam corretamente o dinheiro arrecadado em prol dos animais. Nossos cães estão saudáveis, recebem todo o atendimento e fazemos acompanhamento quando são doados.

Blog: Quais são os obstáculos que você e todos os protetores encontram na luta pela causa?
Carla Viviane: A dificuldade principal é conseguir o valor  suficiente para atender a todos os pedidos de resgate e ajuda. Também a falta de espaço para abrigar todos que precisam. Por fim, a lei muito branda é insuficiente para punir e desencorajar quem comete maus tratos.

Blog: Para você, qual seria a política ideal para minimizar o problema de abandono e maus tratos aos animais?
Carla Viviane: No Brasil, simplesmente não existem políticas públicas voltadas para os animais. Primeira coisa e mais importante é oferecer à população a castração dos animais gratuitamente, depois regular e fiscalizar a venda de cães, realizar campanhas de conscientização e por fim uma lei importante que puna e desencoraje esse tipo de crime.

Blog: A conscientização ainda é uma das soluções mais importantes e básicas para evitarmos o problema.  Existem projetos em Pouso Alegre de conscientização?
Carla Viviane: Em Pouso Alegre, não existem projetos de conscientização, sei que o Bem Estar planeja fazer em breve.

Blog: Quando falamos em protetores dos animais, primeiramente pensamos nos cães. Além dos cães, quais animais outros animais que os protetores defendem e cuidam?
Carla Viviane: Os protetores cuidam de todos os tipos de animais. Nós mesmos já cuidamos de coelhos, cavalos, gatos, cachorros e um peru.

Blog: Como a denúncia de maus tratos é recebida e como vocês operam para apurar a denúncia e recolher os animais em uma denúncia confirmada?
Carla Viviane: As pessoas ligam, mandam e-mails e nós vamos verificar na medida do possível, pois somos poucos. Temos nossa vida particular também.

Blog: Como você lida com a situação, onde a denúncia se confirma, e por falta de lares provisórios, os protetores não conseguem retirar o animal das mãos dos agressores?
Carla Viviane: Muitas vezes retiramos o animal mesmo sem poder. No abrigo da SOS BICHOS já chegou a ter cachorros no banheiro. Também divulgamos na internet, pedimos ajuda de lar provisório. Na maioria das vezes dá sim para salvar um animal.

Blog: O que é lar provisório ou transitório? E quem pode oferecer o lar provisório?
Carla Viviane: O lar provisório é quando uma família aceita receber um animal em casa sem adotá-lo, assumindo a responsabilidade de cuidar dele até este ser adotado. Qualquer pessoa que goste pode oferecer. É fundamental na causa da proteção animal.

Blog: Existe algum projeto para incentivar o oferecimento de lares provisórios?
Carla Viviane: Não, fazemos basicamente o boca a boca e divulgação nas redes sociais. Infelizmente são pouquíssimos os lares transitórios, todas as pessoas que amam estão lotadas de animais.

Blog: Além de animais que sofrem maus tratos, há muitos animais nas ruas que sofrem de alguma doença ou estão machucados.  Nestes casos, os protetores recolhem? Como são custeados os tratamentos?
Carla Viviane: Na maioria das vezes, mesmo sem espaço e dinheiro, os protetores recolhem. Os tratamentos são custeados por um grupo de pessoas que são da causa e contribuem com valores diversos para ajudar.
 Blog: Em Pouso Alegre há muitos problemas de maus tratos aos cavalos. A lei de tração animal existe, mas ela é não é levada a sério. Existe algum projeto para implantar uma lei de tração animal em Pouso Alegre? Como é tentar conscientizar os carroceiros?
Carla Viviane: Existe um projeto de lei pronto, de autoria do vereador Hélio da Van. Existe também, um feito pelos advogados Fernando Nunes e Sérgio Zetterman que ainda serão analisados e colocados em votação. Primeiramente, para conscientizar é preciso educação e proporcionar aos donos desses animais, ferramentas que possibilitem o cuidado com eles. Há muitas famílias que não tem recursos nem para si, muito menos para o cavalo. Acredito que,  com um pouco de atendimento veterinário, é possível melhorar muito a qualidade de vida dos animais de tração.

Blog: Houve votação na Câmara Municipal para contratação de dois veterinários para castração gratuita de animais de rua e de famílias de baixa renda. Fale sobre esse projeto, quando o trabalho iniciará e como as pessoas podem se cadastrar para receber o serviço.
Carla Viviane: Nesse caso, as informações ainda são um pouco desencontradas. A prefeitura vai abrir em breve um edital, que estabeleça um concurso público como forma de selecionar esses veterinários.  Sei que haverá um cadastramento dos animais que ficarão em uma fila de espera.

Blog: Há muitas pessoas que não entendem a luta pela proteção dos animais. Há sempre o questionamento: Por quê cuidar de animais se existe muitas pessoas passando dificuldades e sofrendo? - O que você pensa sobre isso?
Carla Viviane: Eu penso que não existe uma causa maior do que a outra. Vivemos em uma sociedade carente de cuidados em várias frentes. Acredito que cada um deva fazer sua parte e atuar na causa que mais lhe comove.

Blog: Além da SOS BICHOS, há outras associações de proteção dos animais em Pouso Alegre?
Carla Viviane: Apenas a SOS BICHOS.


Blog: Quais associações ou cidades da região merecem ter seus trabalhos de proteção reconhecidos? E como desenvolveram esse trabalho?
Carla Viviane: Ah, tem muitas amigas nossas que fazem um lindo trabalho: a “Quem Ama Cuida” de Cambuí, a “Associação 4 patas” de Machado, a “Defensores dos Bichos” em Baependi.

Blog: Qual a importância dessa causa em sua vida? O que essa luta ensinou a você?
Carla Viviane: Para mim é a causa da minha vida.  Vivo para isso, me sinto na obrigação de militar na causa. Essa luta me ensinou que, apesar de muitas dificuldades, dá para fazer bastante coisa. A ONG dá trabalho, dor de cabeça e despesas, mas é gratificante e a ajuda muitas vezes aparece em cima da hora, mas aparece. Para cada animal que tem sua vida mudada, recebo muita satisfação pessoal, o valor é inexprimível.

Blog: Além da proteção dos animais, você se engaja em outra causa social? Qual e por quê?
Carla Viviane: Atualmente não disponho de tempo para me engajar em outra causa, embora tenha vontade. Particularmente me sensibilizo com reciclagem, cidadania.

Blog: O que você espera para 2012?
Carla Viviane: Acho que 2012 é o ano da proteção animal. Estamos ganhando muita visibilidade todos os dias. As coisas tendem a melhorar, nesse ponto sou otimista.

Blog: Sabemos que lutar por uma causa, seja ela qual for, não é nada fácil, principalmente no Brasil que não tem políticas públicas definidas e leis rígidas para penalizar os maus feitores. Conte para nós, o que te motiva todos os dias e que faz com que você não desista de lutar pelo que acredita.
Carla Viviane: O que me motiva é a necessidade imensa que sinto em fazer alguma coisa, agir, ser ativa para resolver um problema que me incomoda. Não consigo virar a cara para não ver e fingir que o problema não existe. Faço por amor aos bichos, mas faço principalmente por mim, pela sensação de culpa que sinto se não agir.


Blog: Agora fale um pouco de seus projetos para 2012.
Carla Viviane: Meu projeto para 2012 é a ampliar o abrigo e fazer castrações de cães semidomiciliados (que são cães que tem um dono que os alimente, mas vivem na rua) e os cães comunitários (que são cães que não tem um dono específico, mas moram em determinada rua).

Blog: Carla foi ótimo conversar com você e conhecer melhor o trabalho da SOS BICHOS e dos protetores. Agradecemos sua participação e desejamos muito sucesso no trabalho e que consigam atingir todos os objetivos  para melhorar a qualidade de vida dos nossos animais. Deixe todas as formas de contato com a SOS Bichos. Conte com este blog nesta causa.
Carla Viviane: Eu que agradeço a oportunidade. Quando podemos divulgar o trabalho e falar um pouco sobre conscientização ficamos muito contentes.


Conheça melhor a SOS BICHOS:
(35) 9194.4373 (tim)





8 comentários:

  1. Muito bom! Parabéns a Carla, pela coragem, disposição e consciência! Que ela sirva de exemplo para muitas outras pessoas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Rosane! Que bom que gostou! Sim, ela é muito corajosa e com uma disposição danada. Seria ótimo se o mundo tivesse muitas pessoas como ela, não é?
      Obrigada por curtir e seguir o blog.
      Sua participação é muito importante!
      Abraços,

      Eliana

      Excluir
  2. Parabéns pelo excelente trabalho!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Renata! Fico contente quando as pessoas gostam do que posto. E a Carla Viviane realiza um trabalho maravilhoso!
      Obrigada por acompanhar o blog.
      Bjs,

      Eliana

      Excluir
  3. Otima entrevista Eliana!! Espero que varias pessoas conhecam o trabalho da Carla e da SOS Bichos! É um lindo trabalho que realizam aqui em Pouso Alegre e merece ser divulgado!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom saber que gostou da entrevista! E sim, temos que divulgar as coisas boas e do bem! Temos que amenizar tanto sofrimento, descaso e violência com bons exemplos e atitudes.
      Valeu pelo carinho sempre e é sempre bom tê-lo pro aqui.
      Beijos,

      Eliana

      Excluir
  4. Obrigada pela apoio, pessoal! Sem a ajuda de cada um, nosso trabalho seria impossível. Eliana, um grande abraço, obrigada pelo carinho e ajuda de sempre.

    Carla Viviane

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Carla! Estamos aqui pra isso! O que precisar, é só pedir! Beijos e parabéns pelo trabalho.

      Excluir

Olá! Sua opinião é muito importante! Compartilhe!