15 agosto 2012

Café com RH de Pouso Alegre: troca de experiências em Gestão de Pessoas

Hoje, este blog falará sobre o Café com RH de Pouso Alegre, incentivado pelo Adriano Carvalho, um profissional competente, empreendedor e surpreendente.
Sabemos que nossa região tem carência de atividades para os profissionais que trabalham com gestão de pessoas, espaços importantes para a troca de experiências e networking.
O Café com RH de Pouso Alegre completou neste mês de agosto, um ano de existência e temos muito que comemorar.
Eu, como participante deste grupo, digo que todas as reuniões que participo, agregam muito em minha vida profissional e pessoal. São experiências, vivências, informações ricas que são trocadas por pessoas que atuam com gestão de pessoas. Além disso, o prazer em conhecer novos colegas é muito renovador.
Este blog deseja que este grupo tenha muitos e muitos anos de vida e que a cada reunião tenhamos mais interessados em participar. Um agradecimento especial ao Adriano por realizar um trabalho tão motivador e conciso para manter o projeto.
Boa leitura e tudo de bom e do bem para você!




Porque reunir um grupo de profissionais de RH para discutir problemas em comum? Quando o jornalista e consultor de benefícios, Adriano Carvalho, fez o primeiro convite para o Café com RH de Pouso Alegre, esta foi a pergunta que se fez. Ele sabia que se tivesse a resposta, teria a chave para a criação de um grupo forte e relevante. Nesta entrevista ao Tudo de Bom e do Bem, conta como foi.


Blog – Adriano, porque a iniciativa de criar um grupo de RHs?
Eu sempre gostei de trabalho em conjunto, a idéia de que uma pessoa tem que perder para outra ganhar nunca me pareceu verdadeira. O associativismo tem exemplos riquíssimos de como o trabalho conjunto pode ser positivo e há mais de um ano faço parte do Clube de RH de Extrema e Região, um dos mais avançados que já tive a oportunidade de conhecer.
Aos poucos, fui convidando amigos que são profissionais de RH para conhecer as atividades em Extrema e quando atingimos dez pessoas daqui frequentando lá, a necessidade de um grupo em Pouso Alegre foi natural.
Outras iniciativas foram tentadas e há outros grupos, mas a metodologia implantada é bem diferente e se propõe a ser muito mais participativa, colaborativa e ousada. O Clube não tem dono ou pertence a qualquer entidade, ele pertence aos profissionais.


Blog – E você encontrou a resposta para unir os profissionais?
Para mim é bem simples. Todo profissional, de qualquer carreira, tem que ter dois olhares. Um é o corporativo, que visa buscar recursos para que ele possa ser o melhor profissional na sua organização. O segundo olhar, é mercadológico, e visa a evolução profissional dele. Se o gestor de RH ficar trancado dentro da empresa, não acompanhará as transformações no mercado, nem terá contato com outros profissionais. Isto, por si só, o tornará obsoleto, e por mais dedicado que seja à organização, ficará para trás.

Blog – Como são as atividades?
As reuniões são mensais e compostas de dois momentos. No primeiro, sempre temos um convidado à falar de algum assunto de sua especialidade, que pode ser sobre uma nova lei ou um novo modelo de gestão. Já no segundo momento, são debatidas e compartilhadas questões pertinentes ao dia-a-dia do profissional de RH.

Blog – Há alguma taxa para a participação?
Não. Pelo menos por enquanto, o Café com RH de Pouso Alegre é informal, assim, não há taxa, nem registro dos participantes. As despesas comuns são sempre patrocinadas por alguma empresa que é integrante. Neste momento, a maior contribuição é a presença e o diálogo.

Blog – Já há conquistas?
Muitas. O primeiro passo é fazer com que os profissionais se conheçam, conheçam a cidade e seu entorno e compartilhem seus desafios. A vinda das muitas indústrias para a região foi acompanhada da vinda de muitos profissionais que agora se sentem órfãos. O Café com RH já gerou oportunidades de emprego, de negócios e de troca de informações estratégicas e isto não tem preço.


Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail: adriano.jornalista@hotmail.com  e o Clube de RH de Extrema pode ser conhecido no www.clubederh.com.br.


Para conhecer mais sobre o trabalho de Adriano Carvalho basta visitar o blog Caminhando Junto (www.caminhandojunto.com.br), um blog excelente que não pode deixar de ser visitado. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá! Sua opinião é muito importante! Compartilhe!