20 agosto 2012

Falta de tempo: como você pode gerenciar seu tempo?

Trabalho, casa, família, estudos, amigos, comunidade.....são tantas coisas para fazermos que precisaríamos de 48 horas para dar conta de tudo e, com o tempo, as 48 horas não seriam suficientes.
Temos que priorizar atividades no nosso dia-a-dia e conseguir equilibrar nossos compromissos de forma que não interfira negativamente em nosso tempo com a família, em nossa qualidade de vida e em nosso trabalho.
Dias atrás, fiz um curso de Administração do Tempo e descubri que eu teria que ter 28 horas para realizar minhas atividades normais. Para vocês terem ideia, gastamos em média 3 horas diárias com higiene, necessidades fisiológicas e alimentação. Mas um bom resultado, é que, na análise do meu tempo, priorizo minha família e minha qualidade de vida mesmo com tanta correria. 
No trabalho, principalmente nos cargos de liderança, temos que aprender a delegar, ensinar o trabalho, confiar em outras pessoas para não sobrecarregar nossa carga horária.
Eu sempre digo aos meus alunos: se você é um bom líder, não tenha medo em ensinar. Muitas vezes alguns chefes (não líderes), tem medo de delegar e ensinar porque tem receio de ter seu lugar assumido por seu aprendiz. 
Como tudo na vida, o equilíbrio é essencial para que vivamos bem, calmos e felizes em nossa rotina.
Boa leitura e tudo de bom e do bem para você!



A falta de tempo é uma das reclamações mais recorrentes entre profissionais de todos os segmentos do mundo corporativo. A exigência cada vez maior por metas e resultados faz com que funcionários trabalhem mais, porém, muitas vezes, com a produtividade abaixo do esperado pelas organizações. A maioria das pessoas vivem correndo atrás do tempo, mas as bem-sucedidas sabem controlá-lo e gerenciá-lo, alcançando os objetivos.
Hoje, o mercado exige muito mais do profissional em relação à qualificação. A falta de tempo para poder exercer um bom trabalho é uma somatória de fatores, dentre eles a capacitação. As organizações não aceitam mais funcionários acomodados e que não busquem aprimoramento. Os cursos e treinamentos acabam tomando tempo e este
é um dos motivos das reclamações das pessoas. “Nós usamos pouco tempo para sermos efetivos. Na maior parte divagamos e nos perdemos no raciocínio. A efetividade não é algo que praticamos, mas, sim, desempenharmos um melhor papel naquilo em que nos dedicamos mais”, conta Dulce Magalhães, Ph.D. em Filosofia, com foco em planejamento de carreira.
Ter autoconhecimento é fundamental para administrar melhor o tempo. O profissional que não o possui, trabalha, muita vezes, de uma forma desorganizada. Não se conhecer bem acarreta em não desenvolver as melhores habilidades para desempenhar um bom papel no dia a dia, além de impedir buscar a ajuda certa para o desenvolvimento do que não é satisfatório. “É comum encontrarmos profissionais que não conseguem se organizar, o que é fundamental na administração do tempo. Uma mesa bagunçada, a falha no acompanhamento das tarefas e reuniões de rotina são exemplos clássicos que denotam o que precisa melhorar neste contexto”, explica Milton Riitano, professor de gestão do tempo da Universidade São Judas Tadeu.
Não conseguir conciliar a vida pessoal com a profissional também é um fator de desmotivação. Um bom ambiente de trabalho influencia, e muito, na motivação dos funcionários, nestas duas esferas. A correria diária faz com que as pessoas fiquem cada vez menos com suas famílias e este tempo precioso deve ser aproveitado da melhor maneira possível. “Esta ilusão de separar a vida pessoal da profissional nos afeta bastante. Achamos que estamos no trabalho, e não vivendo plenamente. Se não fizermos, em um dia, nada que consideramos pessoal, a decepção e desapontamento serão grandes”, opina Magalhães.
Riitano relata que investir na relação dos empregados com suas famílias vem se tornando tendência no mercado. “A recompensa financeira como bônus e benefícios perderam muita força nos últimos tempos, pois as empresas perceberam que funcionários com mais tempo para a vida particular são mais felizes e, assim, produzem mais no dia a dia”, diz.
Trabalhar demais não é, necessariamente, sinônimo de ascensão. O essencial é trazer bons resultados de forma assertiva. Profissionais que ficam muitas horas além do seu tempo normal de trabalho e que sempre fazem horas extras, muitas vezes não são bem vistos na empresa. Este tempo a mais do que os outros na organização pode denotar que o profissional não sabe executar e administrar suas tarefas com o tempo que lhe é dado.

Tempo x Responsabilidades

“Quem muito trabalha não tem tempo para pensar, e quem pensa põe os outros para trabalhar”. Este dito popular se aplica no mercado de trabalho e precisa ser praticado quando o profissional assume cargos de liderança, por exemplo.
O crescimento na carreira e na empresa em que atua, teoricamente, faz com que o poder de decisão e de delegar tarefas aumente. Assumir todas as responsabilidades e executar todos os serviços é um erro e isto acaba sobrecarregando o profissional, que poderia distribuir as tarefas e administrar as atividades de sua equipe. “No meio corporativo, o indivíduo que tem a habilidade de se relacionar com pessoas vai amenizar bastante seu problema com o tempo. Saber dividir alegrias e conflitos é fundamental”, aponta o professor.

Dicas

60 segundos correspondem a um minuto, invariavelmente. O tempo é inadministrável e a questão é como se autogerenciar no tempo. O Carreira & Sucesso dá alguma dicas:
- Use a tecnologia a seu favor (organize-se na agenda e e-mails, e documente trabalhos executados);
  • - Faça um planejamento das ações que quer executar, seja anualmente, mensalmente ou semanalmente;
  • - Busque o autoconhecimento para desenvolver habilidades e saiba como usar sua energia trabalhando a seu favor;
  • - Delegue, saiba tomar decisões e dizer “não”.

“Tempo não é o espaço de marcação do relógio. O tempo é a forma como você usa este espaço. Todos vivemos situações em que tivemos a sensação de que passaram muito rápidas e outras muito devagar. Portanto, tempo não é medida, mas sim, a experiência”, reflete Magalhães.




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá! Sua opinião é muito importante! Compartilhe!