05 setembro 2012

Caminhada "Passos que Salvam" - Conheça a AVCC e o Hospital de Câncer de Barretos

Você conhece o Hospital de Câncer de Barretos? E AVCC - Associação Voluntária de Combate ao Câncer?

Hoje, este blog fala um pouco sobre essas duas instituições que tem mudado tantas vidas, preservando a dignidade humana.

A AVCC realizará em 25 de Novembro a Caminhada "Passos que Salvam", na cidade de Barretos e mais 20 cidades da região. A caminhada tem o objetivo de conscientizar toda a população para o diagnóstico precoce e combate do câncer infanto-juvenil.

A AVCC precisa de voluntários e no site você tem informações de como se inscrever.

Boa leitura e divulgue para seus amigos.





Assim como em países desenvolvidos, no Brasil, o câncer já representa a segunda causa de mortalidade proporcional entre crianças e adolescentes de 1 a 19 anos, para todas as regiões. Podemos dizer que o câncer é a primeira causa de mortes por doença, após 1 ano de idade, até o final da adolescência. 


Em 25 de novembro será realizada a Caminhada “Passos que Salvam” na cidade de Barretos e mais 20 cidades da região, em todas acontecendo ao mesmo tempo. A caminhada tem o objetivo de conscientizar toda a população para o diagnóstico precoce e combate do câncer infanto-juvenil.
Haverá cobertura de todo o evento com matérias nos jornais, telejornais locais e regionais, Rádios.

A caminhada pretende mobilizar todos os seguimentos da sociedade de Barretos e cidades envolvidas como Prefeituras, Secretarias, escolas públicas e particulares, academias, universidades, comércio, indústrias, famílias de pacientes, polícia militar, bombeiros etc.
Toda a arrecadação da venda dos kits (camisetas e squizzes) será destinada ao Hospital de Câncer Infantojuvenil de Barretos.

Faz-se necessário sensibilizar e despertar a atenção de toda sociedade para oferecer uma medicina oncológica pediátrica diferenciada e passar a atender de 200 para 800 atendimentos novos de câncer infanto-juvenil/ano, e para isso contamos com o envolvimento de pessoas conscientes de suas responsabilidades sociais e sempre prontas a colaborar com causas sérias como a nossa, pois além de oferecer um segundo tratamento para crianças em estágio avançado, o hospital infanto-juvenil investirá no diagnóstico precoce e na prevenção.

“Focar apenas em tratamento não é mais o futuro, pois o que irá curar mais crianças é garantir o atendimento no estágio inicial da doença e promover hábitos saudáveis para que elas não desenvolvam câncer”, informa Dr. Luiz Fernando Lopes.




Quem é a AVCC ?


A Associação Voluntária de Combate ao Câncer (AVCC) foi fundada em 8 de março de 1997 por um grupo de mulheres da Associação Paulista Feminina de Combate ao Câncer de São Paulo e tem como principal objetivo "prestar serviço voluntário gratuito aos portadores de câncer no Hospital, nos alojamentos e nas residências particulares". É um grupo de pessoas (homens e mulheres) que coloca suas vidas a serviço dos pacientes, tornando-se verdadeiros anjos da guarda (anjos cor de rosa) dos portadores de câncer.

A associação conta com uma gestão organizada, com mandato de dois anos, sem direito à reeleição para que novas pessoas tragam idéias, sangue e ares novos a associação. Conta com estatuto e regulamentos. É formada por pessoas dedicadas que disponibilizam seu tempo no atendimento das necessidades dos pacientes oncológicos que realizam seu tratamento no hospital e preparadas para atender as exigências de cada setor específico onde atuam. 

Além da sede central em Barretos a AVCC conta com aproximadamente 300 voluntários e outras 53 unidades em cidades próximas, inclusive no estado de Minas Gerais onde atuam diretamente com pacientes e seus familiares, realizando visitas de apoio moral, auxiliando nas necessidades básicas como remédio, alimentação, transporte e ajudam a divulgar a prevenção ainda como o melhor remédio. A entidade não tem fins lucrativos, credo religioso ou cunho político partidário.

Qualquer pessoa que disponha de tempo e boa vontade pode se tornar voluntário da AVCC: As únicas exigências são: preencher um cadastro, saber obedecer as normas e estatuto e ter muita vontade de ajudar o próximo. São apenas duas horas do seu generoso serviço por semana para ajudar a salvar uma vida.

"Comece fazendo o que é necessário, depois o que é possível e, de repente você estará fazendo o impossível". São Francisco de Assis. 



Hospital de Câncer de Barretos


Na década de 60, o único hospital especializado para tratamento de câncer situava-se na capital do estado de São Paulo e os pacientes que apareciam no Hospital São Judas de Barretos com a doença, eram, em sua maioria, previdenciários de baixa renda, com alto índice de analfabetismo. Por isso, tinham dificuldades de buscar tratamento na capital, por falta de recursos, receio das grandes cidades, além da imprevisibilidade de vaga para internação.


Em 27 de novembro de 1967, foi instituída a Fundação Pio XII e, conforme memorando 234, de 21 de maio de 1968, assinado pelo Dr. Décio Pacheco Pedroso, diretor do INPS, passou a atender pacientes portadores de câncer.
Devido à grande demanda de pacientes e ao velho e pequeno hospital não comportar todo crescimento, o Dr. Paulo Prata, idealizador e fundador, recebeu a doação de uma área na periferia da cidade e propôs a construção de um novo Hospital que pudesse responder às crescentes necessidades.
Este pequeno Hospital contava com apenas quatro médicos: Dr. Paulo Prata, Dra. Scylla Duarte Prata, Dr. Miguel Gonçalves e Dr. Domingos Boldrini. Eles trabalhavam em tempo integral, dedicação exclusiva, caixa único e tratamento personalizado. Filosofia de trabalho que promoveu o crescimento da Instituição.
Devido à grande demanda de pacientes e ao velho e pequeno hospital não comportar todo crescimento, o Dr. Paulo Prata, idealizador e fundador, recebeu a doação de uma área na periferia da cidade e propôs a construção de um novo Hospital que pudesse responder às crescentes necessidades.
No ano de 1989, Henrique Prata, filho do casal de médicos fundadores do hospital, abraça a idéia do pai e com a ajuda de fazendeiros da cidade e da região realiza mais uma parte do projeto. O pavilhão Antenor Duarte Villela, onde funciona o ambulatório do novo hospital é inaugurado em 6 de dezembro de 1991.
Dando seqüência ao projeto que vem ganhando grandes proporções com a ajuda da comunidade, de artistas, da iniciativa privada e com a participação financeira governamental, outras áreas do hospital estão sendo construídas para atender via SUS, os pacientes com câncer que chegam até nós.
Uma maneira que o hospital encontrou de homenagear estas pessoas que contribuem com esta causa é colocar nos pavilhões os nomes dos artistas.



Fonte e informações: AVCC Barretos / Hospital do Câncer de Barretos



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá! Sua opinião é muito importante! Compartilhe!