10 dezembro 2012

Trindade-RJ: um paraíso preservado!

Em outubro, tive o privilégio de conhecer o belíssimo vilarejo de Trindade-RJ. Já havia visitado Paraty duas vezes, mas nunca tive a oportunidade de passar por Trindade.

Praia do Cepilho - Foto: Arquivo Pessoal
Ao chegar, nos deparamos com um "riozinho" que passa sobre a entrada do vilarejo (todo em pedra), ao lado da famosa praia dos surfistas, a Cepilho, aliás, uma paisagem de arrepiar de tão linda.

Ao chegar na vila, descobrimos que só há uma rua que dá acesso às pousadas, comércio e outras praias. Já achei ótimo, porque não precisaria perder tempo com deslocamento para chegar onde queria. Todo o deslocamento poderia ser feito à pé, o que é ótimo, já que adoramos o contato com a natureza.


Trilha Piscina Natural Cachadaço - Serra da Bocaína -
Foto: Arquivo Pessoal
Mesmo não tendo tempo para visitar todas as praias e cachoeiras, visitamos praias belíssimas, como a praia do Meio, de Fora, do Rancho, do Cachadaço, do Cepilho e a deliciosa piscina natural do Cachadaço (após 1,2km de trilha pela Serra da Bocaina). Como ficamos apenas 2 dias, percebemos que precisamos de uma semana para curtir e conhecer muito mais.


Conhecemos pessoas interessantes e conversamos com elas sobre o vilarejo. Pessoas carismáticas, pessoas que ganham a vida naquela areia, pessoas que foram visitar e voltaram para ficar de vez, pessoas simples que vivem felizes com o mar à sua frente e toda a natureza ao redor.

Artista Luiz Henrique - Foto: Arquivo Pessoal
Em breve, este blog trará o Luiz Henrique, um artista super alto astral que ganha a vida vendendo bijouterias na praia. De conversa fácil, conquista todo mundo.

Andando pela cidade, observamos que a maioria dos cães estão ficando idosos e ainda brincamos: - Tá vendo, até para os cães o mar faz bem! - Depois descobrimos que os cães são castrados, por isso não há super população. Achei um exemplo para outras cidades.

Praia do Meio - Foto: Arquivo Pessoal
Perguntamos porque no local não haviam condomínios e nenhum hotel de grande porte. Falaram que toda a terra ainda está nas mãos dos pescadores, e que vem passando de geração em geração. Fizeram um acordo entre eles, para que nenhum espaço fosse vendido, e fomos informados que muitos empreendimentos já ofereceram milhões! Tanto que lá, quem quiser abrir uma pousada, um restaurante ou qualquer outro negócio, tem que arrendar. Comprar, impossível. Com certeza, esse acordo é que faz com a vila seja tão preservada!

Ponto de Encontro - Foto: Arquivo Pessoal
A noite, tivemos uma bela surpresa: o pessoal se encontra numa loja que a noite vira um ponto de encontro para artistas que queiram se apresentar. Sem cerimônia, quem quiser cantar ou tocar, é só chegar! Quando a música começa, as pessoas de qualquer idade vão chegando devargazinho, sentando no chão e lá ficam até o som acabar. Uma energia muito positiva paira no ambiente e renova nossas energias. 

Apesar de pouca estrutura (lá eles tem muitos problemas com energia elétrica e água na alta temporada), apesar de não ter posto bancário, hospital e um comércio reduzido, fomos recebidos com um ótimo atendimento e muita simpatia.

Com certeza será um refúgio sempre que precisarmos reabastecer nossas energias.

Nos próximos posts, este blog dará dicas de onde ficar, comer e lugares que não podem deixar de conhecer em Trindade.

Se você já visitou algum lugar super especial, mande a história e fotos pra gente!


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá! Sua opinião é muito importante! Compartilhe!