02 janeiro 2014

Como me tornei vegetariana! E de quebra, receita de Almôndegas de Abobrinha

Há tempos vinha pensando em me tornar vegetariana, mas acreditava que para isso, tinha que ter muita evolução espiritual, porque a carne é um alimento extremamente saboroso. Achava que talvez jamais conseguiria abrir mão da carne.


Pensava no assunto devido ao meu envolvimento com a causa animal, além de achar que deixar de comer carne, é respeitar a vida desses seres irmãos. Também, é óbvio, pelos problemas de saúde que a ingestão de carne pode causar, além dos sérios problemas ambientais.


Em setembro, ao participar do I Seminário de Proteção Animal de Pouso Alegre, o protetor e deputado Feliciano Filho falou sobre sua opção de se tornar vegetariano e mostrou vídeos de como os animais para abate nascem, "vivem" e são levados para a morte. Os vídeos me fizeram chorar, bem como muitos dos presentes. Eles pressentem a morte, eles choram, tentam fugir - em vão!

Naquele momento tomei a decisão: NÃO POSSO mais fazer parte desse sofrimento! - e até então não consumi carne, exceto peixes em algumas ocasiões, mas hoje, não quero consumi-los também, porque suas vidas não são menos nobres do que de outros animais.

Até hoje, quando penso em comer carne, os vídeos voltam à minha mente e toda o sofrimento daqueles animais tomam conta e faz com que eu resista. Não é fácil, de verdade! Mas é uma opção que quero manter.

É claro que sou discriminada por essa opção e até motivo de gozação, mas sei que é muito difícil para as pessoas entenderem o vegetariano ou o vegano, numa cultura onde a carne é consumida praticamente todos os dias. Além disso, poucos restaurantes pensam nesse público, que vem crescendo rapidamente. Pense em nós restaurantes!!!

O que o vegetarianismo trouxe para minha vida? Além de consciência tranquila sobre o assunto, tenho uma excelente digestão e o corpo mais leve. É claro que não é fácil ser vegetariana, porque temos que ser muitos criativos na hora de cozinhar, além de ficar atento a saúde, para substituir todas as proteínas que a carne oferecia. Mas todos os benefícios aparecerão com o tempo.

No resumo da ópera, quero compartilhar com todos, informações sobre o assunto, além de receitas deliciosas para vegetarianos e não vegetarianos. Quem sabe você também não entra para o time?

Não me arrependo da decisão que tomei. Mesmo sendo difícil e o ditado "a carne é fraca" tentar se impor ao meu propósito, vou conseguir, porque temos a inteligência da decisão. E só eu posso decidir o que é melhor para mim. Como eu sempre digo: você é como quer ser!


Para começar, vou atender ao pedido da minha colega Lorena e vou postar a receita da "Almôndega de Abobrinha" que fiz para a ceia de ano novo. Foi um sucesso e ninguém reclamou!

Me conte o que achou!


Almôndega de Abobrinha


Almôndega de Abobrinha (vegana)
Ingredientes




2 abobrinhas italianas grandes

Aveia em flocos finos
2 colheres (sopa) de azeite
1 cebola pequena
Alho picado
Cheiro-verde a gosto
Sal a gosto

Preparo


Corte a abobrinha em rodelas e cozinhe até que fiquem bem macias. Após cozinhar, amasse com um garfo para que fique com a textura de "papinha". Faça uma bola com a abobrinha amassada e aperte para retirar o excesso de água, reserve. Corte a cebola bem miudinha e reserve. Misture na abobrinha amassada, a cebola, o alho batido, o cheiro-verde e o azeite. Vá acrescentando aos poucos a aveia em flocos finos, até que essa "massa" fique consistente (é normal grudar na mão mesmo estando firme), acerte o sal e faça as bolinhas do tamanho que desejar. Frite em óleo quente ou asse em forno médio, até que fiquem ligeiramente douradas.



Dicas - As almôndegas podem ser acompanhadas com molho de sua preferência. Eu coloquei pimenta do reino na massa. Para espremer (a parte mais chata), usei uma peneira pequena e fui apertando com a colher. A água que sai da abobrinha, você pode usar para colocar no molho. Assim você não perde as vitaminas e ainda deixa o seu molho mais cremoso.








Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá! Sua opinião é muito importante! Compartilhe!