06 março 2012

The Cafonas Tropical Band: irreverência e criatividade!

Hoje, este blog tem as ilustres presenças de meus amigos da The Cafonas Tropical Band, de Taubaté.
Irreverentes e criativos, eles fazem a alegria do público. Apesar deles dizerem, por modéstia, que seu fã clube só tem um pouco mais que "cinco" membros, eles fazem grande sucesso e levam um grande número de pessoas para seus shows.
Espero que você curta esse bate papo e conheça mais o trabalho dessa banda.
Tudo de bom e do bem para você!


 

Blog: O que é The Cafonas Tropical Band?
The Cafonas Tropical Band: É a banda que tem coragem de tocar o que você tem vergonha de ouvir!

Blog: Quando e como surgiu a banda? Porque a escolha por este tipo de música?
The Cafonas Tropical Band: Surgiu em 1996 da reunião de seis amigos que tinha trabalhos musicais paralelos para tocarem em uma festa brega num bar em São Paulo.

Blog: Quem são os integrantes e quais instrumentos cada um toca? São os mesmos integrantes de quando iniciou?
The Cafonas Tropical Band: A banda é formada por:
- Anderson Fio – Guitarra e Voz
- Charles Pierre Le Men – Voz
- Luana Pradieé – Voz
- Luiz Antonio Manfredini – Bateria
- Fernando Pontes – Teclados
- Marcos Júnior – Baixo e Voz
Luana e Fernando (Voz e Teclados) são os integrantes mais novos. Estão na banda desde 2009.

Blog: São famosos por serem “bregas” e todos curtem esse movimento. Como é para vocês levarem tantas pessoas a curtir essas músicas, que um dia foi sucesso e hoje são consideradas “bregas”?
The Cafonas Tropical Band: Na verdade não se trata de ser brega, mas sim de ser feliz! As músicas que tocamos transmitem alegria e humor, o que faz com que nosso público seja composto desde crianças até idosos, da terceira, quarta e, talvez, quinta idade.

Blog: Vocês conseguem se concentrar num show com tantas personagens criativas? Como escolhem os figurinos de cada show?
The Cafonas Tropical Band: Geralmente trabalhamos com uma grande quantidade de músicas para montagem de repertório para os shows. Cada show tem seu repertório e roteiro artístico dirigido para o tipo de espetáculo que vamos realizar, dependendo do local, do tipo de evento, do tamanho do público, etc...Cada fator vai fazer com que pensemos com muito carinho a respeito do show.
Ainda, trabalhamos também com alguns inserts temáticos dentro dos shows, que funcionam como esquetes musicais homenageando artistas ou temas (exemplos: Sítio do Pica Pau Amarelo, Michael Jackson, etc). Os figurinos são escolhidos por cada um dos integrantes, com seu personal stylist.

Blog: Vocês costumam ensaiar ou o show é o ensaio?
The Cafonas Tropical Band: As músicas que executamos, apesar de parecer o contrário, são músicas com um grau de dificuldade relativamente alto, pois possuem vários elementos sonoros somados (guitarras, teclados, sopro, vários vocais), o que nos obriga a estarmos sempre ensaiando, para que no show tudo transcorra sem erros.

Blog: E o fã clube?
The Cafonas Tropical Band: É enorme! Hoje, no nosso fã clube, já contamos com mais de cinco pessoas (nossas mães, menos a de Charles Pierre que não fala português e não entende bulhufas do que está acontecendo e ainda acha o nosso figurino de mau gosto!). Além de nosso twitter que já tem mais de dez seguidores (todos pagos!).

Blog: Além do The Cafonas Tropical Band, vocês tocam em outras bandas? Quais?
The Cafonas Tropical Band: Os integrantes da The Cafonas tocam originalmente em bandas de pop rock tradicionais em São Paulo. São elas: Volúpia, Like a Box, Jolly Roger, Hitmakers entre outras como free lancers.

Blog: Sabemos que muitos músicos têm suas carreiras em pararelo. Como vocês organizam o tempo?
The Cafonas Tropical Band: Na banda temos profissionais de áreas bem diferentes da música (analista de sistemas, dentista, policial, etc), o que exige que as agendas sejam cuidadosamente controladas para que não haja desencontros. Mas com a facilidade e rapidez da internet, tudo fica mais fácil.

Blog: Algum integrante estudou música ou todos nasceram com o dom?
The Cafonas Tropical Band: Temos nosso maestro Fernando Pontes. De resto todos nasceram com o dom da mediunidade, da previsão, da paranormalidade, da leitura de mão e tarô. Ah, tem também o Dom João VI, o Dom King, etc...
Falando sério agora, mesmo nascendo com o dom, é necessário o estudo para ter conhecimento musical. Na banda, todos passaram por fases de estudos.

Blog: Vocês já tiveram muitas participações especiais nos shows. Quem foi e como foi dividir o palco com esses ícones?
The Cafonas Tropical Band: Na verdade o prazer foi todo deles de poderem estar ao nosso lado no palco...(risos). Já tocamos com o maravilhoso Marquinhos Moura (“...meu mel não diga adeus...”), Sérgio Mallandro, Silvinho Blau-Blau, As Paquitas, Simony (Balão Mágico), Kid Vinyl (que ainda é boy), Afonso Nigro (Dominó). As musas dos anos 80, Gretchen e Rosana (“...como uma deusa...”), além de Papai Noel, Silvio Santos, Chacrinha (esses últimos três eram covers...risos), entre outros.

Blog: Em novembro de 2011 vocês gravaram o primeiro DVD oficial da banda. Como foi viver e desenvolver esse trabalho?
The Cafonas Tropical Band: Sinceridade? Foi pauleira. Na verdade a idéia surgiu por acaso (como quase tudo nessa banda) e resolvemos implementar num show que faríamos para comemorar o aniversário de casamento de um amigo, numa casa noturna com público fechado. Ou seja, tocaríamos somente para amigos e amigos dos amigos (como a maioria dos especiais da Rede Globo!). Então vimos o trabalho que dá.
O DVD está em fase de finalização.

Blog: Quais foram o pior e o melhor show da banda e por quê?
The Cafonas Tropical Band: O melhor é difícil dizer, mas com certeza o pior foi a gravação do DVD (risos). Além da dificuldade em ter que tocar numa levada mais “calma” do que geralmente dos outros shows, tivemos alguns probleminhas técnicos comuns em eventos desse tipo. Como estamos acostumados a fazer um show com muito pique e energia, fomos surpreendidos com situações inusitadas, como ter que esperar a fumaça de nossos efeitos pirotécnicos se dispersarem antes de começar a próxima música, esperar todo o aplauso do público finalizar antes de iniciar o próximo número. Enfim, preocupações que uma banda puramente de shows ao vivo normalmente não tem.

Blog: No dia-a-dia, que estilo de música vocês curtem?
The Cafonas Tropical Band: É completamente eclético! De Pink Floyd a Michel Teló, de Rush a Xuxa para Baixinhos.

Blog: Quais foram os obstáculos que vocês e a maioria dos músicos enfrentam para manter o hobbie ou para viver de música?
The Cafonas Tropical Band: A maior dificuldade para manter o hobbie é manter a faixa amarrada na cintura (risos). Na verdade, no nosso caso específico (e isso é uma raríssima exceção no ramo), nosso trabalho é juntar o útil ao agradável. Temos este trabalho como uma grande diversão, mas profissionais ao extremo.
De fato, a música é um hobbie em nossas vidas e isso nos possibilita escolher quando e onde tocar. É isso que nos diferencia. O aspecto comercial é visto de uma forma profissional, mas não é nosso objetivo. Nosso objetivo principal é nos divertir com a perfeição e qualidade de nossas apresentações, coroando com alegria do público.

Blog: O que vocês têm a dizer às pessoas que gostam de música, mas ainda não empreenderam nesse sonho por achar muito difícil?
The Cafonas Tropical Band: Em nossa opinião, se todas as pessoas tocassem um instrumento, o mundo seria muito melhor. Por isso recomendamos: toquem um instrumento, qualquer um, mesmo que seja sem objetivo profissional. Isso fará você uma pessoa mais feliz.

Blog: Vocês defendem alguma causa ou participam de algum projeto social?
The Cafonas Tropical Band: A causa que nós defendemos é da alegria dos seres humanos como um instrumento proliferador da paz. O projeto é de gerar, através da música e do humor, bons sentimentos no coração das pessoas, para que cada um que assista a um show nosso, vá para casa com a cabeça esvaziada de seus problemas (nem que seja por alguns momentos), levando uma condição de felicidade pra todos!

Blog: Quais são os projetos do The Cafonas Tropical Band para 2012?
The Cafonas Tropical Band: Os mesmos de 2011 (menos, é claro, a gravação do DVD...risos). Realizar shows no máximo de lugares possíveis, sempre com muito profissionalismo e alegria.

Blog: Para contratar a banda e adquirir o DVD, como fazer?
The Cafonas Tropical Band: Diretamente nos telefones (12) 8125-5540/3426-1366, falar com o Marcão.

Blog: Nobres músicos do The Cafonas Band Show foi um prazer tê-los neste blog. Desejamos muito sucesso em todos os projetos que investirem. Precisamos de artistas alegres e talentosos como vocês. Compartilhe conosco todas as novidades e agendas de shows.
The Cafonas Tropical Band: Beijo no coração de todos.

Conheça um pouco o material da The Cafonas Tropical Band. Mais vídeos você pode encontrar no You Tube.






 Galeria de Fotos:












Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá! Sua opinião é muito importante! Compartilhe!