23 março 2012

Entrevistas com GOG, Fernando Anitelli, Agnaldo Perugini e Leoni

Enfim, chegamos a última parte do 1º Debate Festival da Música Livre, que ocorreu no dia 17/03, em Pouso Alegre - MG.
Nos posts anteriores, você obteve informações sobre a proposta do evento, seus participantes, fotos e vídeos do mesmo. Agora, acompanhe as entrevistas que realizamos com GOG, Fernando Anitelli, Agnaldo Perugini e Leoni.
Não foi possível conversar com todos os envolvidos, mas as mensagens foram passadas e com certeza os sentimentos de orgulho e satisfação eram os mesmos para todos.
Boa leitura e deixe seu comentário sobre o evento.



Blog: Como é para você participar do movimento para a cultura livre em Pouso Alegre, sendo essa cidade do interior do Sul de Minas?
GOG: Que lindo a gente estar em Pouso Alegre! A música é universal e tem identidade, então quer dizer que não pode ter barreira e fronteira. A música nasce do pensamento, ela nasce livre. A nossa proposta é discutir a lei que muitas vezes limita a música, mas a lei que pode também dar o melhor curso possível para que a música chegue e possa realmente, não só culturalmente, mas emocionalmente, mudar a sociedade e transformar nossa comunidade. Então precisa de contribuições.
Blog: Seja bem vindo e o blog agradece sua participação.
GOG: Tudo de bom pra vocês e um abraço.






Blog: Como é para você, um representante da música na luta pelo direito livre da internet, participar desse primeiro debate, no Sul de Minas?
Fernando Anitelli: É fundamental. Aqui é o primeiro passo e a gente está na verdade com a idéia de poder amplificar tudo o que for conversado aqui pra outros espaços, não só no que diz respeito só pra quem faz música , mas para quem gosta de consumir música, para quem trabalha com produção cultural. É fundamental o acesso ao conhecimento. Compartilhar música sempre foi uma forma de afetividade e, de repente, agora, querem dizer que é crime? Não, não é! Então, a gente tem que saber lidar, saber conversar, para que não haja equívocos. É importantíssimo o pessoal se inteirar um pouco mais do que se trata o MPB (Movimento Para Baixar), entra lá no nosso site, d`O Teatro Mágico, na  internet,  busque informações. Isso é fundamental.
Blog: Obrigada Fernando. Seja bem vindo a nossa cidade e que hoje seja um dia muito feliz para todos nós.
Fernando Anitelli: Obrigado e que a gente possa ter esse tipo de iniciativa em várias outras ocasiões.


Blog: Prefeito, como é para você receber esse grande evento aqui em Pouso Alegre?
Agnaldo Perugini: É um sonho para nós porque eu desejo muito que Pouso Alegre se torne um palco aberto para a discussão da questão da música e da cultura livre. Então queremos atrair a atenção das cidades mineiras, das cidades brasileiras e das cidades do mundo inteiro. Nós somos ambiciosos. Queremos realmente contribuir com algo diferente, para que as pessoas  encontrem aqui e, a partir daqui, para discutir a liberdade do pensamento, a liberdade da música, da cultura e a possibilidade e a capacidade de produção do ser humano. Todas as tendências artísticas, musicais e culturais que enobrecem a alma humana possam ter aqui guarida, possam ter aqui o espaço e o palco para divulgação do ser humano.
Blog: Obrigada prefeito e parabéns pelo trabalho. Isso com certeza vai acrescentar às vidas dos jovens.
Agnaldo Perugini: Nós acreditamos que aqui os jovens deverão ter um lugar para construir vida nova, um novo olhar sobre o mundo. Eu tinha um desejo há uns 15 anos de construir um fórum de debates, que eu intitulei “Um novo olhar sobre a minha cidade”. O que era isso? Era a possibilidade de trazer os universitários que durante as férias saem de Pouso Alegre , que vão e vêem outras coisas em outras cidades e países, e que voltassem pra cá para contribuir com sua terra. Hoje, aqui, nós extrapolamos, e muito, isso. Em vez de serem só os universitários da terra, nós já estamos discutindo com gente do Brasil inteiro, que está dando um novo olhar sobre sua terra, mas não é mais só Pouso Alegre. Então eu estou muito feliz.


Blog: Como é para você estar no primeiro debate do festival da música livre em Pouso Alegre?
Leoni: Acho muito importante que, não só a comunidade, mas que os governantes comecem atentar pra isso. A gente tem na internet uma ferramenta muito grande de democratização e cidadania, não só para a cultura, como pra política em geral e pra diversos outros assuntos. Então, a gente tem que manter essa ferramenta nas mãos do povo e não começar a criar cercas e impedir a circulação de ideias e de conteúdos pra preservar propriedades intelectuais. É uma causa minha e achei que fosse uma causa exclusiva da sociedade, mas é bom ver que alguns políticos estão começando a encampar essas ideias também.
Blog: Seja bem vindo espero que goste do evento e da cidade.
Leoni: Eu estou adorando e esse lugar aqui é lindo. Obrigado.


Fotos: João Rennó

2 comentários:

  1. Que legal!!!!!! Estou adorando o blog!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! Obrigada pela sua participação! Que bom que está gostando! Participe sempre que puder e compartilhe com seus amigos!
      Tudo de bom e do bem para você e sua família!

      Excluir

Olá! Sua opinião é muito importante! Compartilhe!