26 abril 2012

O que é o movimento a Corrente do Bem?

Conheça o movimento a Corrente do Bem, um movimento sem fins lucrativos e políticos.


A Corrente do Bem é um movimento com a proposta de conscientizar as pessoas de que boas ações se fazem no dia a dia. Pode ser no quintal de casa, entre amigos, para desconhecidos que cruzam o seu caminho, no trabalho, na escola, na hora do almoço e até pela internet; é só fazer. Queremos inspirar e facilitar a cultura de gentileza, senso de comunidade e cidadania através de ações simples, que podem ser divertidas e rápidas: um carinho, um gesto de maior ou menor impacto na vida de uma pessoa.
O importante é perceber as pessoas ao nosso redor e fazer com que elas também reconheçam a existência do outro, gerando um fator multiplicador desse sentimento. É a sabedoria de entender que se buscamos a felicidade e o bem-estar social, temos que
caminhar juntos. Meu índice de felicidade aumenta quando o mundo a minha volta está bem.

“Muda, que quando a gente muda o mundo muda com a gente.” Gabriel, o Pensador

E como vamos fazer isso?

A Corrente do Bem, no Brasil, começou em 2011 com a nossa participação no Dia Mundial da Boa Ação (em inglês, Pay It Forward Day), evento anual que em 2011 aconteceu em 35 países simultaneamente. É um dia marcado para fazer boas ações em larga escala, difundindo essa ideia e que sempre ocorre na última quinta-feira de abril.
A proposta é inspirada no filme e no livro de mesmo nome, no qual o protagonista ensina que se você fizer boas ações para três pessoas e essas replicarem para outras três, é possível gerar um grande impacto de acordo com uma escala matemática básica.
Começamos em 2011 incentivando ações em todo país em um movimento que atingiu 1.000.000 de pessoas por meio de uma mobilização via veículos de comunicação e redes sociais, juntamente com a parceria de empresas, organizações e instituições de ensino.
Mas além do Dia Mundial da Boa Ação, a Corrente do Bem tornou-se um movimento que não só celebra essa data internacional, como também trabalha na produção de conteúdo inspirador sobre o tema, ajuda na articulação de pessoas e organizações que querem realizar boas ações e ainda ousa evidenciar o efeito multiplicador desses gestos.
Para isso, em 2012, estamos lançando um mapa de boas ações – O Mapa do Bem, onde cada pessoa é convidada a registrar um gesto recebido ou realizado, acendendo pontos de luz por todo Brasil.

Por que passar essa ideia adiante?

1. Porque é simples e fácil
2. Porque girar a roda das boas ações é importante
3 .Porque é sempre gostoso causar um sorriso em alguém
4. Porque é emocionante ver o mapa do Brasil cada vez mais iluminado!

Gostei, quero fazer parte! Como funciona?

Faça boas ações para pessoas diferentes, sem esperar ou pedir nada em troca. Incentive a pessoa ajudada a continuar a Corrente do Bem, também ajudando outras pessoas. Os cartões da A Corrente do Bem e do Dia Mundial da Boa Ação podem ser entregues à pessoa explicando como a corrente funciona (acreditamos que se você não falar muito com a pessoa o impacto da ação é maior).
E o melhor é que qualquer boa ação é bem-vinda. Vale pagar o ticket de ônibus ou metrô para a próxima pessoa da fila, dar o guarda-chuva que está no porta-malas do carro para quem está no ponto de ônibus tomando chuva, ligar para um casal de amigos e oferecer para cuidar do filho pequeno deles por uma noite, passear com o cachorro do vizinho, fazer uma vaquinha para a creche do seu bairro, organizar uma festa para arrecadar fundos etc.Temos várias ideias no nosso sugestões e adoraríamos conhecer as suas.
Quer mais? Temos ideias e propostas para grupos, empresas e escolas, confira aqui.

Uma mensagem de Blake Beattie (fundador do Pay it Forward Day)

A Corrente do Bem nasceu de uma ideia da autora Catherine Ryan Hyde, em seu livro chamado Pay it Forward. Algumas pessoas diziam que apenas a teoria é boa, mas nunca funcionaria na prática. Assim, desafiei esse ponto de vista acreditando que as pessoas são boas por natureza, mas não percebem esse fato e acabam não saindo de suas zonas de conforto. Por isso, a cada última quinta feira de abril podemos nos dedicar à experiência de ajudar o próximo em larga escala e ver o bem se espalhar por essa grande corrente, conscientizando as pessoas da importância de reconhecer o valor do outro em nossas vidas.

Uma mensagem de Catherine Ryan Hyde (autora do livro Pay it Forward)

O Pay it Forward Day é uma brilhante iniciativa. Ele abraça o que digo no livro, fala do poder da ajuda. É maravilhoso como uma simples ideia pode mudar o mundo – uma boa ação por vez. Espero que todos possam se juntar ao Blake nesse dia e passar essa ideia adiante.
Catherine Ryan Hyde – autora do livro Pay it Forward day e outros 10 romances.

*A Corrente do Bem é um movimento colaborativo, sem fins lucrativos e/ou políticos.


Fonte de texto e imagem: http://www.acorrentedobem.org/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá! Sua opinião é muito importante! Compartilhe!