25 abril 2012

Reciclagem de papel higiênico usado. Será?

Estranho? Pra lá de estranho!!! Mas não deixa de ser uma solução para redução do lixo e, também, do consumo de energia.
Talvez ainda não estejamos preparados para esse tipo de reciclagem, mas a tendência é buscar variadas soluções para resolver o grande problema que temos com aterros sanitários, principalmente em nosso país.
Boa leitura!

 

Papel higiênico usado pode virar envelope e papel de parede

Marina Franco


Aparentemente não há solução para o lixinho do banheiro. Ele deve ser jogado fora junto com os resíduos orgânicos e enviado ao aterro sanitário. Mas uma iniciativa israelense pretende mudar essa realidade. A empresa Applied CleanTech desenvolveu uma técnica que recicla papel higiênico usado. Isso mesmo!

Que tal decorar a sua casa com um papel de parede ou usar envelopes que foram produzidos a partir da reciclagem do papel que
 usamos no banheiro? Se você estranha que o “material fecal” possa ser reciclado, saiba que isso ocorre, justamente, por ele ter a celulose que vem dos vegetais que comemos. Outro produto derivado dessa técnica seria um biocombustível.

Segundo a Applied CleanTech, 60% do lixo do banheiro pode ser transformado. O resíduo passa por alguns processos de tratamento químico que eliminam o cheiro ou risco de contaminação. Além disso, outro aspecto importante é que a planta de reciclagem ainda economiza energia em relação a outros tratamentos de lixo – de acordo com a empresa, entre 20% e 30%.

Mas ainda há uma barreira que a invenção precisa superar: o estranhamento do público de ter um produto feito de papel higiênico reciclado. Seus criadores garantem que, resolvida esta questão, o volume de lixo orgânico poderia diminuir até 30%. Um bom resultado, não é mesmo?

Então, responda a pergunta que não quer calar: você usaria produtos derivados de papel higiênico usado?



Fonte de texto e imagem: http://super.abril.com.br/blogs/planeta/
Imagem: Divulgação


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá! Sua opinião é muito importante! Compartilhe!