04 julho 2012

Cultura de Pouso Alegre: conheça e se inspire para criar em sua cidade

Você sabia que Pouso Alegre tem um portal de cultura riquíssimo em informações, além de apresentar diversos artistas da cidade?
O portal Cultura de Pouso Alegre é um parceiro deste blog e tem em sua direção o querido Bruno Carrasco. Um cara do bem e super motivado em promover eventos culturais e musicais em nossa cidade.
O portal abre espaço para colaboradores que queiram participar na divulgação de informações. E o tive o prazer de receber o convite para ser um desses colaboradores.
Então clique no link e conheça esse trabalho maravilhoso.
Vamos valorizar o que é bom e do bem!






O portal Cultura de Pouso Alegre tem o propósito de promover a produção artística da cidade de Pouso Alegre (Minas Gerais), por meio da divulgação dos eventos culturais, das produções artísticas e mapeamento dos artistas e agentes culturais locais.
Reconhecendo o potencial artístico de Pouso Alegre, uma cidade com Teatro, Conservatório Musical, Galeria de Artes, e Museu Histórico, acredita-se na importância de valorizar a cultura local como um bem coletivo, como uma ferramenta de identificação de um povo e de emancipação.


O site constitui um catálogo dos artistas e produtos culturais da cidade, num processo em constante desenvolvimento. Em maio de 2012, já conta com mais de 300 mil acessos, onde todo conteúdo publicado é compartilhado nas redes sociais Facebook, Twitter e Google+. Possui também um canal no YouTube com vídeos relacionados a cultura local e perfil no SoundCloud para promover canções dos músicos e bandas locais.
Numa plataforma multimídia de comunicação constantemente atualizada, o portal se tornou referência e a principal ferramenta de pesquisa cultural dos moradores de Pouso Alegre e região. Os usuários são estudantes, professores, agentes culturais, turistas, artistas, veículos de comunicação e até empreendedores antenados no desenvolvimento cultural da cidade.

Histórico
Com a intenção de divulgar os artistas e as produções culturais de Pouso Alegre, foi criado em maio de 2007 uma conta aberta na rede social Multiply com o nome "Arte de Pouso Alegre", porém não foi bem sucedido.
Em agosto de 2009, iniciou-se como um modesto blog para divulgar os eventos culturais e os artistas de Pouso Alegre de maneira aberta e democrática, incentivando a participação da sociedade cultural. Neste momento já se percebeu a necessidade da divulgação dos eventos que acabaram se tornando uma atração para os visitantes.
Após a elaboração e aprovação de um projeto pela Lei Municipal de Incentivo a Cultura de Pouso Alegre, no ano de 2010, recebeu investimentos para desenvolver serviços de manutenção do site (webdesginer, jornalista, publicitária e material de divulgação em rádio e jornal).
Concluída esta primeira fase, em 2011, foram estabelecidas parcerias com outros meios de comunicação e dispositivos culturais da cidade e região, isso possibilitou maior visibilidade e credibilidade ao trabalho.
Atualmente, conta com colaboradores, artistas, agentes culturais e interessados em promover a cultura da cidade, promovendo a contribuição no aspecto criativo e também na divulgação de conteúdos.

Realizações
Em 2011, o Cultura PA, em parceria com o estúdio Toledo & Toledo, proporcionou cinco horas para gravação, mixagem e masterização profissional das músicas autorais de seis músicos e bandas da cidade. Este projeto será concluído no ano de 2012 com a prensagem do CD com as faixas finalizadas e a realização de uma apresentação de lançamento no Teatro Municipal.
O portal apoia e colabora com a realização de eventos culturais e debates que promovem a diversidade cultural local, tendo participado e/ou colaborado nos eventos: 6º Fórum Sul Mineiro de Cultura, Grito Rock Pouso Alegre 2012, 1º Debate e Festival de Música Livre em Pouso Alegre e 1º Festival de Poesias do Senac Pouso Alegre.
Além disso, é parceiro dos principais grupos de produção cultural da cidade, entre eles a Associação de Skate e Hip Hop de Pouso Alegre (ASHPA), o Núcleo Artenativo de Pesquisas em Arte (NAPA), a Associação de Cultura e Artes José Antônio Lobo (ACAJAL), o Foto Clube de Pouso Alegre, o Coletivo Estúdio, entre outros.

Visite e conheça o portal cultural de Pouso Alegre (MG), pelo link: www.culturapa.com.


2 comentários:

  1. Legal!
    Sabendo 'procurar' dá para achar muuuitas atrações legais em nossas cidades!

    Abraços,
    Carol
    www.umblogsimples.com

    ResponderExcluir
  2. Bom dia Carolina! Obrigada!
    Abraços,

    Eliana

    ResponderExcluir

Olá! Sua opinião é muito importante! Compartilhe!