27 agosto 2012

Conheça 10 truques para ter um ótimo dia de trabalho

Olá amigo! Encarar a segunda-feira não é fácil, né? Encarar como se fosse um fardo é ainda pior! Para muitas pessoas, é muito difícil fazer que o dia de trabalho seja bom, independente de ser segunda, terça, quarta....
Sabemos que nem sempre é possível manter nossa mente positiva o dia todo, manter nosso sorriso sincero e, muito menos, manter nossa alegria. Mas, como o local de trabalho é onde passamos a maior parte do tempo, temos que buscar situações que nos mantenham firmes e satisfeitos. E muitas vezes, depende só de nós.
Hoje, o blog traz algumas dicas de como ter um ótimo dia de trabalho. É óbvio que não é uma receita e muito menos uma garantia que seus dias serão ótimos, mas são dicas que ajudarão você a encontrar um equilíbrio.
Espero que você goste e que contribua no seu dia-a-dia.
Ótima leitura e tudo de bom e do bem para você!


10 TRUQUES SIMPLES PARA TER UM ÓTIMO DIA DE TRABALHO



Estes 10 truques de comportamento para seu dia-a-dia podem garantir uma experiência diferente do que está acostumado em sua rotina.







1. Comece com 15 minutos de leitura positiva

É mais fácil manter uma atitude positiva se você tiver pensamentos positivos na cabeça. Por isso, se começar o dia com pelo menos 15 minutinhos lendo um livro que te inspire (ou ouvindo), isso influenciará sua atitude durante o dia.

2. Alinhe seu trabalho com seus objetivos de vida

Sempre se lembre de que há uma razão mais profunda pela qual você escolheu seu trabalho e precisa trabalhar. Talvez seja para sustentar sua família, mudar o mundo, ajudar seus clientes, fazer a diferença: não importa qual é a motivação, lembre-se de que seu dia de trabalho – hoje mesmo – é a oportunidade para completar uma parte de sua missão.

3. Use seu “tempo de viagem” sabiamente – ouça música

Muitas pessoas gastam seu “tempo de viagem” (aquele a caminho de algum lugar – geralmente do trabalho) ouvindo às notícias pelo rádio, fazendo ligações, enviando SMSs ou respondendo emails. De fato, seu tempo de viagem é a hora perfeita para dar um “up” em si mesmo, talvez escutando uma música que lhe inspire e deixe animado. Não dependa do DJ da rádio: faça sua própria playlist.

4. Grave um sorriso em seu rosto

É certo que, se você seguiu os três primeiros passos, estará sorrindo. Se não, grave um sorriso em seu rosto de qualquer maneira. Não importa se este sorriso é falso. Pesquisas mostram que mesmo os sorrisos forçados diminuem o stress e te tornam mais feliz. Isso significa que você deveria agir como o Coringa dos quadrinhos do Batman? Bem, sim, se isso for o melhor que pode fazer. Mas tente algo mais relaxado.

5. Expresse um humor positivo

Muitas pessoas, quando socialmente questionadas com o casual “como vai você?”, dão respostas neutras (“estou bem”) ou negativas (“empurrando com a barriga”). Este tipo de resposta programa seu cérebro de antemão para uma conversa negativa. Por outro lado, se a resposta ao cumprimento for positiva e entusiástica, como “fantástico!” ou “estou tendo um dia maravilhoso!”, é certo que o resto da conversa será guiado pela atitude positiva.

6. Faça o que é mais importante primeiro

Todos reclamamos por termos muitas coisas para fazer, mas poucas tomam atitudes reais em relação a isso. Como dito neste artigo da Inc.com, 20% de suas atividades vão produzir 80% de seus resultados. Então faça estes 20% primeiro, para alcançar esta vantagem de 80% em relação ao trabalho não realizado. Só depois se preocupe em buscar os resultados restantes.

7. Evite pessoas negativas

Se você seguiu os passos de 1 a 6, é provável que as pessoas mais negativas de seu convívio social estejam lhe evitando, enquanto as pessoas positivas querem se aproximar de você. Levando isso em consideração, você pode evitar todas as “Marias-Reclamonas”, o que certamente vai te livrar de muita gente que te puxa para baixo.

8. Não trabalhe por muitas horas

Trabalhar por muitas horas seguidas, sem intervalos, é uma má ideia. Isso porque este excesso de trabalho simplesmente lhe tira a produtividade. Mas, se você seguiu os passos de 1 a 7, e é inevitável trabalhar demais, pelo menos seu dia não será tão exaustivo.

9. Respire e relaxe

Depois de ter um longo dia, preencha suas horas restantes com algo que não tenha a ver com o trabalho. Tente coisas que te ajudem a relaxar. A analogia “recarregue suas baterias” é válida. Ter um tempo para relaxar e não pensar no trabalho garante que você estará pronto para o dia seguinte, sem sofrer das “ressacas” do trabalho em excesso, como enxaquecas e stress.

10. Termine seu dia com 15 minutos de gratidão

Como dito no artigo sobre “O Verdadeiro Segredo da Felicidade” (em inglês, no original), exercitar seus “músculos da gratidão” é a melhor forma de ter certeza de que suas experiências te levarão ao sucesso almejado. Antes de ir dormir, faça uma lista (em papel ou gravada) tentando se recordar de tudo o que aconteceu no dia e que você é grato. Você vai dormir mais tranquilo e preparado para o amanhã, que será um dia ainda melhor que hoje.

Mas e se…

Agora, eu sei que muito do que foi dito aqui parece senso-comum. São conselhos daqueles que exigem um pouco de fé e força de vontade para se colocar em prática. Mas, antes de terminar, deixe-me responder a algumas perguntas que provavelmente você se fez durante a leitura:

1. Mas e se alguma coisa realmente ruim acontecer durante o dia?

Você estará mais preparado para tratar dos imprevistos se estiver mais positivo. Obviamente, enfrentamos melhor os nossos problemas quando nos sentimos mais confiantes, e uma atitude positiva nada mais é do que uma inflexão de autoconfiança.

2. Mas e se eu simplesmente sou obrigado a conviver com pessoas negativas?

Desligue a sua receptividade para o que é negativo. Aprenda a ignorar o efeito deste comportamento em você. Se o negativismo for excessivo, talvez seja a hora de de reorganizar sua equipe ou procurar um outro parceiro de trabalho.

3. Mas e se eu estiver muito deprimido para fazer estas coisas?

Bem, então procure ajuda profissional de um médico. De qualquer forma, nenhum destes truques vai te tomar mais tempo do que o que você gasta sendo deprimido.

4. Estes truques realmente funcionam?

Sim.


Adaptado de texto de Geoffrey James, originalmente publicado na Inc.com.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá! Sua opinião é muito importante! Compartilhe!