31 dezembro 2012

Lombo cozido para a ceia de Ano Novo!

Hummmmm, sabe que estou preparando para a ceia de Ano Novo? Um lombo de panela! Para quem não gosta de muito trabalho, é uma boa dica.

O lombo irá para o forno somente amanhã, por isso, a foto é dele marinando no tempero.

Para acompanhar o lombo, farei a farofa de panetone que vi no programa Mais Você. Aqui está o link para você ver Farofa de Panetone - Programa Mais Você. Tem uma cara muuuuito boa, mas só vou poder dizer se é realmente boa amanhã.

De sobremesa, acabou de sair do forno um pudim de pão, com bastante calda caramelizada.....ai ai ai.....

Para acompanhar o lombo, você pode fazer arroz com lentilhas ou arroz branco. Uma salada também cai super bem. Eu adoro salada de rúcula com kani e manga, temperada com azeite de oliva e vinagre balsâmico e muitas ervas frescas.

Vamos à receita?

Ingredientes:
1 Kg de lombo
4 dentes de alho amassados
5 limões (tipo que desejar)
sal a gosto
pimenta do reino a gosto
3 tomates
2 cebolas médias
1 pimentão
2 colheres de sopa de óleo ou azeite




Modo de fazer:

Prepare o tempero para marinar o lombo com os dentes de alho amassados, limões, sal e pimenta. Deixe marinando de um dia para o outro, sempre virando o lombo.
Numa panela, aqueça o óleo ou azeite e coloque o lombo e deixe dourar, virando sempre para dourar os dois lados. Quando o lombo estiver dourado, coloque 2 xícaras de água fervente e deixe cozinhar sempre virando.
Quando a água secar, deixe dar mais uma dourada e coloque novamente 2 xícaras de água fervente. E vá fazendo o mesmo processo até o lombo ficar bem cozido por dentro.
Quando você ver que já está quase bem cozido, após secar a água, acrescente os tomates  e o pimentão cortados tipo Julienne, cebolas cortadas em rodelas e deixe murchar. Quando murchar, coloque novamente mais 2 xícaras de água. Neste último cozimento, deixe a água secar e ficará apenas esse molho cremoso. Deixe a carne dourar pela última vez.
Depois você pode decorar de seu jeito. Eu usarei abacaxi em rodelas cortadas ao meio, ameixas pretas, uvas passas e alecrim.



Para acompanhar, tenha um vinho ou um espumante. Ainda não experimentei, mas como gosto muito dos vinhos Saint Germain, da brasileira Vinícola Aurora, compramos o espumante brut branco Saint Germain. A faixa de preço é de R$ 15,00 à R$ 20,00. Depois eu conto se é bom.

Bem, espero que testem a receita e me conte depois como foi. É um prato que faço com frequência, porque também fica ótimo para preparar um lanche, que pode ser acompanhado de rúcula com tomate.

Uma ótima ceia para todos!!!! E se beber, não dirija! Espere passar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá! Sua opinião é muito importante! Compartilhe!