23 julho 2015

Até quando?

Como chegamos nesse ponto? Quando o receio e o medo de exigir o que é certo acabarão? 

Há uma semana, enroscaram uma pipa na cerca elétrica da nossa casa. Na tentativa de tirar a pipa, arrebentaram parte da cerca elétrica e telhas para tentarem tirar a pipa. Resumo: não tiraram a pipa e ainda deixaram o prejuízo. Para quem reclamar? E se reclamar, será que não tomarão atitudes brutas para com a gente e nossos cachorros? Respiramos fundo e ignoramos o problema para não termos mais problemas. 

Hoje, novamente, 3 moleques, que na minha opinião deveriam estar fazendo algo saudável e positivo como meus pais me ensinaram a fazer nas horas vagas e nas férias, tentaram arrebentar o restante da cerca, sei lá se para tirar o resto da pipa ou para outra coisa. Daí, como fazemos? Reclamamos com eles ou deixamos quietos? Como cobrar nossos direitos de cidadãos honestos e trabalhadores num mundo onde qualquer coisa é motivo para cometer maldades? 

Nos dias de hoje, não podemos exigir respeito porque podemos sofrer retaliações. Em se tratando de "crianças" e "adolescentes", muitas vezes os seus responsáveis; que deveriam dar exemplo e ensinar o que é certo, tomam suas dores e valorizam atitudes inadmissíveis para convivência em sociedade.

Muitas vezes sou criticada por pensar de forma conservadora no que diz respeito ao tipo de educação que nossas crianças e adolescentes recebem, mas o que estamos criando? Quais os valores estamos ensinando aos nossos filhos? Eles sabem que existem valores? Onde esse mundo vai parar?

Quando eu era criança o respeito era exigido e aprendi que só temos a ganhar quando somos educados e praticamos o que é certo. Hoje os valores estão invertidos, se ainda podemos considerar que existem valores.

Até quando teremos que nos calar, mesmo nas coisas simples para não corrermos risco?
Ah, é só uma cerca elétrica! Ah, são só telhas! Hoje é só uma cerca elétrica e apenas algumas telhas! Mas e amanhã? Não poderá ser a minha vida e a do meu marido? Não poderá ser a vida dos meus animais de estimação? 

Pais: eduque seu filho! Ele tem que saber o que é respeito para se tornar um adulto sadio e honesto! Ensinem-o a  estudar (e a falar certo....por favor!). Ensinem o valor do trabalho. Vocês são os únicos responsáveis pela educação dele, não jogue essa responsabilidade para o governo e para a sociedade. 

Não somos obrigados a suportar tanto desrespeito, violência e ignorância!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá! Sua opinião é muito importante! Compartilhe!