23 janeiro 2012

Entrevista: Heitor Martins, o eterno Pitbitoca - a borboletinha de Taubaté

Fiquei muito feliz quando meu amigo, Heitor Martins Sugimoto, aceitou meu convite para dar entrevista para o blog Tudo de Bom e do Bem. Além de admirar seu trabalho, o Heitor é o tipo de pessoa que nunca nos esquecemos, mesmo que fiquemos muito tempo sem encontrar.
Espero que curta da entrevista e te convido a conhecê-lo melhor. Você ficará surpreso com sua alegria, doçura e inteligência. 



Blog: Quem é Heitor Martins Sugimoto?
Heitor: Uma pessoa família, paizão coruja, empresário, caseiro. Gosto de fazer amizades, sincero demais, e que não tolera coisas erradas, e claro, com um toque de bom humor.

Blog: Você tem alguma mania? Qual?
Heitor: Adoro tecnologia, adoro ler, mas na leitura ainda prefiro da maneira tradicional do bom livro. Amo minhas calopsitas - tenho 20. Na questão mania, devo ter sim um monte.

Blog: Como você descreve sua personalidade?
Heitor: Sincero demais, bem humorado, mas não tolero coisas erradas. Quando estou certo brigo até o fim.

Blog: Quando e como você decidiu que seria ator e que seguiria a linha comédia?
Heitor: Sempre fui engraçadinho desde pequenininho, por isso continuo engraçadinho e pequenininho.

Blog: Conte sobre seus primeiros trabalhos?
Heitor: Comecei na Band, nas Novas Aventuras de Tiazinha,
quando o ator Eriberto Leão, levou um material meu pro diretor ver. Eu era o prefeito da
cidade, mas não durou muito e o programa foi ao fim. Logo em seguida conheci o Tom através de uma amiga; também atriz Simone Soares. Ao ir junto com ela nas gravações do MEGATOM acabei conhecendo o produtor Romeu Savio, que logo falou de mim pro Tom, e em semanas já estava gravando com meu ídolo. Quando olhei pro Tom ele olhou pra mim... foi amor a primeira vista (risos). Fiz um personagem que se chamava Meia Porção, ajudante do camelô que o Tom fazia o Flamariom, e logo em seguida, o Pitbitoca.

Blog: Nas redes sociais, você sempre posta piadas criativas e inteligentes, que me divertem muito e com certeza todos que lêem também. São suas criações?  
Heitor: Piadas podem se criar, mas a maioria a gente vive ou adapta. Outra coisa importante é saber o lugar e momento certo de cada uma delas, além também de não usar piadas que ofendam direto o indiretamente alguém.

Blog: Você ficou conhecido nacionalmente como “Pitbitoca – a Borboletinha de Taubaté”, ao trabalhar com o Tom Cavalcante. Como foi, para você, esse sucesso estrondoso e, além disso, trabalhando com o Tom?
Heitor: O sucesso é o reconhecimento do seu trabalho, nunca mudei meu jeito por isso, continuo o mesmo Heitor de sempre. Trabalhar com o Tom foi como ganhar mais um pai. O Tom além de ser o melhor humorista da atualidade, é um ser humano de coração maior que seu talento.

Blog: A personagem “Pitbitoca” surgiu como? Foi criado especialmente para você?
Heitor: O Pitbicha já existia, e o diretor junto com o Tom acharam que o Pitbicha deveria ter um companheiro. E eu, toda vez que terminava minha gravação, ia à platéia assistir o resto das gravações, e os dois conversando no palco, quando olharam e me viram, o Tom disse: o Heitor! Daí me perguntaram se eu queria fazer o Pitbichinha, nome da época. Daí criei a personagem que acabou ganhando o nome de Pitbitoca, e logo mais, o apelido Borboletinha de Taubaté.

Blog: Além do Pitbitoca, você criou diversas personagens que fazem o público se divertir. Fale sobre elas e com qual você mais se identifica?
Heitor: Não adianta: o Pitbitoca ainda é o mais lembrado, além de que me traz boas lembranças. Adoro criar personagens, acho legal e divertido criar tipos diferentes.

Blog: Em 2011, você teve uma experiência política: assumiu o cargo de vereador na cidade de Taubaté provisoriamente, durante o processo de cassação do prefeito. Como foi essa experiência?
Heitor: Não houve tempo hábil pra assumir a suplência. Como foi de última hora, e a burocracia era enorme, acabei não conseguindo a tempo. Corremos para assumir, entramos com o pedido por aqui mesmo, e foi indeferido dizendo que cabia ao TRE - SP a decisão para assumir a suplência.

Blog: Quando se filiou ao PTN (Partido Trabalhista Nacional), já tinha o projeto de candidatar-se vereador de Taubaté ou filiou-se por ideologia?
Heitor: Filiei-me, pois era o único partido limpo, com ótimos ideais, e com a mesma linha de raciocínio que o meu a respeito das melhorias públicas. Mas acabei me candidatando, e mesmo assim pra uma primeira candidatura, sem amarrar o rabo com ninguém, e nem dar nada em trocas de votos, somente com minhas propostas, tivemos uma votação bem expressiva. Agradeço a cada um por ter acreditado nas minhas propostas e vontade de mudar a cidade que tanto amo.

Blog: Você e o Tiririca são amigos. A eleição dele despertou muitos debates por ele ser uma celebridade/comediante. Sua candidatura também teve o mesmo debate? Como lidou com isso?
Heitor: A eleição municipal é a mais difícil. Na última tivemos quase 500 candidatos e não existe voto de revolta e, muitas vezes quando ia apresentar as propostas e pedir voto, algum parente já era candidato e tal. No meu caso não houve tanto debate acerca de ser humorista ou não, pois tenho 41 anos de Taubaté, e aqui sou visto como amigo, cidadão taubateano. O fato de ser humorista com visibilidade nacional gera orgulho, pois leva de forma limpa e agradável o nome da cidade pra todo país, diferente do que tem acontecido ultimamente no cenário político taubateano.

Blog: Estamos em um ano eleitoral. Quais são seus conselhos para os cidadãos escolher seus candidatos com consciência e responsabilidade?
Heitor: Acho que todos devem votar em quem realmente tem boas propostas e boa vontade pra por tudo em prática, não se iludir com o fiz isso ou aquilo, não achar que quem está no poder fez algum favor e, por isso, merece o voto. Quem é eleito tem obrigação de fazer as coisas acontecerem pra que o povo não precise pedir favores e depois serem cobrados com seus votos. Quanto à responsabilidade, ela é de cada um, colocando na cabeça que o seu voto tem poder. O mudar a cidade está na mão, ou melhor, na ponta do dedo de cada cidadão. Sinto que o povo está bem consciente quanto a isso.

Blog: Em toda sua trajetória pessoal e profissional, quais foram os momentos mais difíceis que, por um momento, o fez pensar em desistir de seus objetivos? E como você superou e reverteu?
Heitor: Pra mim não existe momentos mais nem menos difíceis. Na vida existem momentos altos e baixos e nem um deles é motivo pra desistir, ou se sentir o maioral. Temos que acreditar em nós mesmos, perseverar e enxergar cada barreira que aparecer como aprendizado, experiência, e ir juntando isso nos próximos passos.

Blog: Quais são seus projetos para 2012?
Heitor: 2012 está começando agora, e o meu primeiro projeto era fazer meus 41 anos no dia 08 de janeiro. Esse ano estréio meu primeiro show solo, e o resto vamos deixar como surpresa.

Blog: Agora fale às pessoas o que, para você, realmente é importante na vida e quais são as atitudes que devemos ter para superar as dificuldades e ser feliz?
Heitor: Na vida é importante ter bom caráter, ser feliz consigo mesmo, não ficar olhando para os problemas e sim para as soluções. Uma frase que me ajuda muito vem do Livro Sagrado, onde Jesus diz: “No mundo tereis aflições, mas não temas: Eu venci o mundo”. Uma curiosidade é que a frase “Não Temas” está escrito 365 vezes na Bíblia, o que significa que está lá para não esquecermos nem um dia do ano, que nunca estamos sozinhos.

Blog: Heitor agradeço seu carinho, sua amizade e sua atenção em contar um pouco de sua vida para os leitores deste blog. Desejo muito sucesso e muita alegria na sua vida! Deixe aqui os seus contatos para as pessoas acompanharem seus trabalhos.
Heitor: Eu que agradeço o seu carinho e o carinho de cada leitor. Obrigado por sua amizade que não é de hoje - não vamos falar datas (risos) e que todos possam realizar seus sonhos. Um grande beijo no coração de cada um, e nos seus familiares, pois família é o alicerce da vida. Estou no Twitter @martinsheitor e no Facebook www.facebook.com/HeitorMartinsOficial. É só apertar o CURTIR e vamos se divertir!!!! Valeu!!!!!






















4 comentários:

  1. Parabéns pelo blog e pela entrevista, realmente é tudo de bom! Luciane Lu

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Luciane pelo carinho! Fique a vontade para participar sempre! Bjs.

      Excluir
  2. Adorei a entrevista do figuraça do Heitor. Esse puto nunca deu entrevista pra minha revista, vou robar daqui...rs
    bjs e parabéns pelo blog, Eliana! Vc é ótima!!!!!!
    Karina.

    ResponderExcluir
  3. Oi Karina, td bem? Nossa, tive que convencê-lo, foi quase ameaçado...rs..rs..brincadeira. Bem, que bom que gostou! E pode roubar sim! Obrigada pelo carinho e quero vê-la sempre neste blog também, ok. Beijos.

    ResponderExcluir

Olá! Sua opinião é muito importante! Compartilhe!