26 janeiro 2012

Bruxismo: o que é?

Hoje vamos falar de um problema que acomete um grande número de pessoas: o Bruxismo. Só quem tem sabe o quanto incomoda e causa dor. Muitas pessoas nem sabem que tem o problema. Por isso, caso identifique alguns dos sintomas abaixo, procure um dentista.
Usar medicamentos por conta própria para aliviar a dor, além de ser prejudicial à saúde, pode mascarar ou acentuar o problema. Com saúde não se brinca e nosso bem estar deve ser prioridade em nossa vida.
Agradeço a Dra. Leila Aparecida Siqueira Rennó que é uma colaboradora deste blog.


BRUXISMO
O Bruxismo, hábito de apertar e ranger os dentes é comum em cerca de 15% da pessoas. Esses pacientes podem sofrer dores de cabeça, desgaste dos dentes e distúrbios da articulação mandibular.
As causas deste problema podem ser a tensão emocional e o fechamento inadequado da boca.
Os sintomas são comuns durante o sono. Ranger os dentes e apertá-los durante o dia, formam um problema progressivo onde o paciente perde os parâmetros e só percebe que tem bruxismo se prestar atenção na própria tensão muscular ou se alguém ouvir o
ranger noturno. O diagnóstico é feito depois que surgem algumas complicações.
A doença pode atingir qualquer pessoa, em qualquer faixa etária. Porém, é mais freqüente entre os 15 e 35 anos. E também, mais freqüente em mulheres do que em homens.
As dores de cabeça tensionais são comuns nos portadores de bruxismo. Elas surgem por contração excessiva dos músculos da mastigação, podendo atingir rosto, pescoço, ouvido e até ombros. O período crítico é pela manhã (se a contração predominar a noite) ou de tarde (se predominar de dia).
Outro problema decorrente do bruxismo é dor da articulação mandibular. Esta também pode sofrer estalos, travamento, restringir a abertura da boca e desviar para o lado ao abrir e fechar. Também ocorre dor e desgaste dos dentes. A dor é pior pela manhã e o desgaste pode chegar à gengiva.
Para tratamento o primeiro passo é reconhecer o problema. O dentista deve fazer um “check-up” da boca e eliminar com aparelhos e desgastes seletivos dos dentes os pontos que impedem uma mordida perfeita. Outro método é o encaixe de placas de acrílico na arcada dental durante à noite. Estas distribuem a força muscular em todos os dentes e não apenas em um ou dois mal posicionados. Por último o dentista deve fazer um ajuste fino do fechamento da boca.
A solução é procurar um bom dentista para indicar o tratamento específico para cada paciente.
Algumas fotos de pacientes portadores de bruxismo e a placa de acrílico:




  
 Drª Leila Aparecida Siqueira Rennó 
CRO – MT 2031 - Alta Floresta-MT 
                                   Contato: (66) 9205-1600/9978-0400  
email: leilaaprenno@hotmail.com

* Artigo e post assinado por convidados é de responsabilidade dos mesmos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá! Sua opinião é muito importante! Compartilhe!