31 janeiro 2012

Karina Sbruzzy: mulher, esposa, atriz, produtora, apresentadora, empresária, entrevistadora, boa filha e protetora de animais. Inspire-se!

Eu e Karina nos conhecemos na faculdade, mas lá não tínhamos muito contato porque éramos de cursos diferentes. Pelos corredores da faculdade, sempre falante (como nós comunicólogos somos) e sorridente. Depois de um tempo tive a oportunidade de reencontrá-la em uma apresentação da peça "Doida Varrida", em São José dos Campos. Foi o máximo! Quanto talento!
E agora, nos reencontramos novamente porque temos a causa de proteção dos animais em comum. Em sua revista, a TAL, recebi o convite para falar sobre a experiência da adoção dos meus cãezinhos e foi uma experiência incrível! E a luta que ela enfrenta em Taubaté, à frente da Ong Sabe é a mesma luta que enfrento como voluntária em Pouso Alegre junto com outros protetores.
Pelo seu talento, empreendedorismo, carisma, força e pela pessoa que é, a convidei para esse bate papo aqui no blog. Foi um prazer imenso tê-la aqui contando um pouco de sua história e espero que sirva de inspiração para você.
Karina Sbruzzy, tudo de bom e do bem!


Blog: Quem é Karina Sbruzzy?
Karina Sbruzzy: Nascida em Taubaté, apaixonadamente louca pelos pais Dinorá e Ramos, “cachorreira” e “palhaça” desde muuuuito nova e formada atriz (SP) e publicitária (Taubaté).
 
Blog: Atriz, publicitária, professora, produtora, apresentadora, entrevistadora, empresária, protetora dos animais, esposa ....aff!!! Como você consegue?
Karina Sbruzzy: Nem eu sei como dou conta, viu... E posso te garantir que também sou excelente filha...ahahahahahhaha! Essa foi boa...
 
Blog: Quando você decidiu que seguiria a carreira artística?
Karina Sbruzzy: “Decidi decidido”. Depois de prestar vestibular para medicina veterinária e notar que não era aquilo que queria. Mas desde muito nova eu já tinha decidido, pelo menos dentro de mim.

 
Blog: Onde você iniciou sua preparação para ser uma atriz e como foi esse processo?
Karina Sbruzzy: Fiz teatro na escola, no colégio, na faculdade, em casa, na casa dos amigos (risos). E depois fui pra Sampa, né... Não tem jeito, quer ser atriz tem que se meter em São Paulo e Rio!!!
 
Blog: Você sempre gostou de comédia?
Karina Sbruzzy: Sempre!!!
 
Blog: Você foi a atriz do monólogo “Doida Varrida”. Neste trabalho, você realmente encarnou uma doida varrida. Como surgiu esse trabalho e em quem você se inspirou para preparar a personagem?
Karina Sbruzzy: Este trabalho surgiu da vontade de fazer um espetáculo no Rio. Eu já morava lá e vivia de alguns shows. Fazia shows de humor em bares como o “Mistura Fina” (com Bruno Mazzeo e Duda Ribeiro), como o “Sky Lounge” (com Leandro Hassun, Fabiana Karla, Luis Miranda etc) e queria levar meu espetáculo de SP pra lá. Foi quando o meu amigo Duda Ribeiro me disse: Por que você não monta algo aqui? E aí ele reescreveu “Doida Varrida”, que já existia, adaptando-a para mim. E eu convidei o Tourinho (Luis Carlos Tourinho) para dirigir. Pronto, mãos à obra!
Inspiração é difícil dizer. Foi muita ralação pra entender a loucura da Maria Eduarda (nome da personagem). Fui a muitos hospitais psiquiátricos, assisti muitos filmes, debati temas com orientadores da peça, como o Conrado Satler etc. E depois de tudo entendido veio o mais difícil: como fazer da loucura uma comédia, sem banalizar o tema? Foi muuuito difícil o processo, mas o Tourinho era um bom diretor e conseguiu me fazer descobrir boas coisas.
 
Blog: Por onde você passou com essa peça que movimentou a crítica e fez com que muitos conhecessem a Karina?
Karina Sbruzzy: Fiquei em cartaz no Rio; onde foi também a estréia, turnê pelo Brasil todo e uma temporada de 22 dias em Portugal.
 
Blog: Há previsão de o espetáculo Doida Varrida voltar?
Karina Sbruzzy: Há sim! Muito em breve (risos).
 
Blog: Além peça Doida Varrida, em quais peças você atuou?
Karina Sbruzzy: Profissionalmente fiz quatro: “501 Anos de Besteirol” (elenco: eu e Vicentini Gomes) durante um ano em turnê pelo país; “Deu Maromba na Maroma” (monólogo de João D’Olyveira com direção do grande Marcelo Lazzarato) durante dois anos em cartaz em São Paulo, Paraná e Vale do Paraíba; “Doida Varrida” (monólogo de Duda Ribeiro com direção de Luis Carlos Tourinho) durante quatro anos rodando, entre paradas para temporada no Rio, no Vale e em Portugal; “O Bebê de Reginaldo” (elenco: eu e Luis Carlos Tourinho) durante cinco meses pelo país.
 
Blog: Quais trabalhos você produziu?
Karina Sbruzzy: Em “Deu Maromba na Maroma” e “Doida Varrida” fui produtora geral, e em “501 Anos de Besteirol” e “O Bebê de Reginaldo” fiz parte da equipe de produção.
 
Blog: Como é trabalhar com cultura no país? Quais são os obstáculos encontrados?
Karina Sbruzzy: Ótima pergunta! O maior obstáculo de todos é quando você não é conhecida, porque as pessoas não compram ingresso para assistir quem não conhecem! Aí você tem que pagar pra trabalhar! Porque já imaginou no começo? Você tem que fazer uma mega propaganda do seu trabalho, se apresentar de graça, pra que as pessoas comecem a te conhecer. Por isso que sempre digo: no Brasil, ator que não sabe produzir, morre de fome.
 
Blog: Você chegou a trabalhar como publicitária? Em que o curso de Publicidade e Propaganda ajudou na sua carreira artística?
Karina Sbruzzy: Como publicitária nunca, e nunca quis também (risos). Mas me ajudou muito, porque toda parte de marketing e criação das minhas produções fui eu que fiz!
 
Blog: Você também lançou uma revista super alto astral e com um design super moderno. Qual a proposta da revista e como surgiu a idéia?
Karina Sbruzzy: A proposta é de entreter, claro, mas com uma boa dosagem de leveza, bastante conteúdo (inclusive é a única revista no Brasil com a coluna do Padre Fabio de Melo) e com exclusividade dos famosos (nós mostramos a intimidade das celebridades, sem ter 1g. de fofoca!).
 
Blog: Você já entrevistou grandes personalidades para a Revista Tal. Como é feita a pauta e qual é a sensação de estar perto de seus ídolos?
Karina Sbruzzy: A pauta é feita de acordo com quem está arrebentando de fazer sucesso, essa é nossa prioridade! Ídolo mesmo só tenho um e já tive a honra de fazer uma participação em seu show de humor, assim como já tive a honra de entrevistá-lo para capa da minha revista...é o grande mestre e ser humano incrível, Chico Anysio!!!
 
Blog: Como e onde podemos adquirir a Revista Tal?
Karina Sbruzzy: Aos que moram em Taubaté e região, a revista é distribuída gratuitamente. Aos que são de fora, basta acessar o blog da TAL e comprar o exemplar avulso ou a assinatura: http://www.talrevista.blogspot.com/.

Blog: Bom, para apimentar ainda mais seu dia-a-dia, você resolveu ter um programa de TV “Karina Sbruzzy etc e Tal”. Como isso aconteceu? E qual o formato do programa e onde podemos conferir?
Karina Sbruzzy: O fato de ter revista aqui no Vale, de ser conhecida por causa do trabalho de atriz, de ter ficado quatro anos no Programa “Madrugada Vanguarda” da Globo local...tudo isso fez com que iniciássemos a produção de um programa meu. O Programa é de entrevistas, super legal e bem humorado, temos muuuito conteúdo, só entrevisto gente que tem muita coisa interessante pra falar. A produção é de Rui Mayer, meu maridão! O programa passa no canal 21 da NET, aqui em Taubaté, Caçapava, São José dos Campos e Jacareí...toda quarta às 22h e reprisa na segunda à meia noite. Tem uma hora de duração. Em breve estará disponível no blog do programa também!!! http://www.programadetvkarinasbruzzyetcetal.blogspot.com/.
 
Blog: Bom, muitas perguntas, muito tudo de bom para saber de você! Além de tudo você ainda é protetora dos animais?
Karina Sbruzzy: Totalmente! E sempre fui, viu...
 
Blog: Você tem bichinho de estimação?
Karina Sbruzzy: Sim, tenho quatro em casa e onze numa chácara que cuidam para mim, em Pindamonhangaba-SP.
 
Blog: Você faz parte de alguma ONG (Organização Não Governamental)?
Karina Sbruzzy: Sou presidente da Ong SABE “Associação Amiga dos Bichos e da Ecologia”.
 
Blog: Como a comunidade pode ajudar a ONG Sabe?
Karina Sbruzzy: De várias formas:
* Divulgando nosso trabalho;
* Divulgando os bichinhos que estão para adoção;
* Doando ração, medicamentos ou dinheiro;
* Adotando um bichinho.
 
Blog: Quais são os obstáculos que você e todos os protetores encontram na luta pela causa?
Karina Sbruzzy: São muitos...a ignorância, a maldade, a falta de boa vontade, etc.
 
Blog: Para você, qual seria a política ideal para minimizar o problema de abandono e maus tratos aos animais?
Karina Sbruzzy: Para mim, o problema está todo na “educação”! Tudo deveria ser ensinado e mostrado desde muito cedo. Os animais deveriam ser castrados, não só para diminuir a quantidade e o abandono, mas também para evitar doenças graves como o câncer e evitar que pessoas ganhem dinheiro com a procriação. Deveria ter um RG para nossos cães, assim, creio que as adoções seriam feitas com maior responsabilidade, já que este bicho “existiria” para a sociedade. Também sou a favor de um “SUS” para animais. Não precisaria necessariamente ser do governo (até porque esperar isso do nosso país já seria demais...), mas uma empresa privada mesmo sabe? Empresas e médicos veterinários e pet shops que se unissem para formar um plano de saúde eficiente para os bichos, vacina e castração gratuitas. Não sei, algo assim ajudaria muito, porque tem muuuita gente que não tem dinheiro nem pra vacinar seu cão. E isso, em minha opinião, é responsabilidade social! Enfim...não sei por onde começar nem por onde terminar de falar sobre esse assunto, porque o buraco é bem mais embaixo!
 
Blog: A conscientização ainda é uma das soluções mais importantes e básicas para evitarmos o problema.  Quais são os projetos nesse sentido em Taubaté?
Karina Sbruzzy: Nossa Ong procura informar o máximo possível, através da mídia e das redes sociais. Mas temos projetos de visitação nas escolas!!! Este sim será bacana, porque vamos ensinar/conscientizar os futuros formadores de opinião!
 
Blog: Os taubateanos, inclusive os empresários são solidários à causa?
Karina Sbruzzy: Muito pouco ainda! A maioria só é solidária com o cão que tem em casa (e olhe lá, né...). Nosso papel é fazer a sociedade olhar o cão das ruas também, e, principalmente, saber agir, saber o que fazer e como fazer, para não precisar passar reto como se não tivesse visto!
 
Blog: Como a ONG Sabe orienta a comunidade a denunciar os maus tratos contra os animais? Como vocês operam para apurar a denúncia e recolher os animais?
Karina Sbruzzy: Nós orientamos o seguinte: se você não tiver coragem de denunciar, ele continuará sofrendo. Ver e não fazer nada é o mesmo que concordar com a violência. A denúncia tem que ser feita com provas, ou seja, uma foto ou vídeo e o endereço, para que possamos ir até lá. Depois desse primeiro passo, é feito um B.O., a polícia vai com a gente, retiramos o animal do local e o tutor é chamado para responder pelo que fez. Pode pagar multa, ser preso etc.
 
Blog: Há muitas pessoas que não entendem a luta pela proteção dos animais. Há sempre o questionamento: Por que cuidar de animais se existe muitas pessoas passando dificuldades e sofrendo? - O que você pensa sobre isso?
Karina Sbruzzy: Eu penso que tem que ter gente pra proteger gente e pra proteger animal. Cada um na sua...a MINHA causa é a animal! Cada minuto que alguém perde discutindo ou questionando essa bobagem poderia salvar uma vida.
 
Blog: Qual a importância dessa causa em sua vida? O que essa luta ensinou a você?
Karina Sbruzzy: O grau de importância eu não sei, mas sei que faço isso desde que me conheço por gente e vou fazer até morrer, até porque o dia que eu conseguir PASSAR RETO frente a tanta desgraça, não vai ser eu, vou me chamar outro nome!
 
Blog: Além da proteção dos animais, você se engaja em outra causa social? Qual e por quê?
Karina Sbruzzy: Tudo que é para ajudar o próximo, eu gosto. Desde que seja limpo, entendeu? Se eu não conhecer o trabalho de perto, não ajudo!
O grupo GESTO, por exemplo, é outro que ajudo há quatro anos aqui em Taubaté, de proteção e ajuda às famílias que não têm plano de saúde para tratar o câncer. Um trabalho lindo!!!
 
Blog: O que espera em relação às leis de proteção animal para 2012?
Karina Sbruzzy: Que as pessoas que maltratam os animais sejam definitivamente presas!
 
Blog: Conte para nós, o que te motiva todos os dias e que faz com que você não desista de lutar pelo que acredita.
Karina Sbruzzy: O exemplo dos meus pais e a fé em Deus!
 
Blog: O que você tem a dizer para as pessoas que querem seguir a carreira artística? Que querem correr atrás de seus sonhos?
Karina Sbruzzy: Que não é nem um pouco fácil, o caminho é árduo para tudo que se quer ter sucesso na vida, mas que nada é impossível!
 
Blog: E 2012? Quais são seus projetos?
Karina Sbruzzy: Voltar para os palcos, lugar no qual eu nunca deveria ter saído. Ahahahahhahahahhahaha!!!
 
Blog: Karina, uma entrevista é muito pouco para falar sobre você! Quero te ver mais vezes aqui, falando sobre seus projetos, divulgando seu trabalho, inclusive da ONG Sabe. Queremos que o sucesso seja sempre presente em sua vida e continue com essa energia maravilhosa!
Karina Sbruzzy: Obrigada Eliana! Você que é um amor de pessoa, inteligente e competentíssima! Parabéns! Vou divulgar seu blog!
 
 
Assista os melhores momentos de sua carreira no Teatro e TV:




Curta mais momentos no


Clique na foto e assista ao espetáculo DOIDA VARRIDA com Karina Sbruzzy


3 comentários:

  1. Curti o Blog.
    Karina, à campanha:
    "VOLTE AOS PALCOS JÁ!!!"

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá João, que bom que deixou seu recado e gostou do blog!
      Sua participação é muito importante!
      Realmente a campanha será excelente! Estamos dentro!
      Seja um seguidor deste blog e divulgue aos seus amigos!
      Abraços e obrigada!

      Eliana

      Excluir
  2. Ahahahahhahahaa
    O John é ÓÓÓÓÓÓÓTIMO!
    Obrigada siempre, John!
    mil beijos
    Ká.

    ResponderExcluir

Olá! Sua opinião é muito importante! Compartilhe!