22 fevereiro 2012

BIG JANGADÃO 2012 - Piranguçú - MG

Big Jangadão: com certeza um evento do BEM com muita diversão, animação, trabalho em equipe, criatividade, participação e coragem.



O Big Jangadão é um evento organizado pela Ong Abutres da Mantiqueira (http://www.abutresdamantiqueira.com.br/) e foi criado em 2004. Desde então vem crescendo a cada ano e, nesta 9ª edição, que aconteceu no dia 19/02, contou com a participação de mais de 50 jangadas e 150 jangadeiros (número baseado em informações no local).

Além da diversão, que é garantida, o evento tem também um apelo ecológico, pois com a passagem das jangadas pretende-se que seja feita a coleta de lixos que estejam às margens do rio, bem como o plantio de árvores e distribuição gratuita de mudas.

A população piranguçuense compareceu em peso e também não faltaram visitantes das cidades vizinhas e até de outros estados.

O evento em toda sua extensão foi muito tranquilo e organizado. Quem esteve presente pôde se divertir com os tombos dos jangadeiros no rio e com a criatividade com que foram feitas as jangadas.

Ficamos tristes apenas com o fato de que faltou conscientizar melhor os participantes quanto a questão do lixo às margens do rio, pois muito do que lá já estava permaneceu, e outro tanto foi trazido e deixado no rio pelos participantes e público presente.

No mais, aguardamos ansiosos pela 10ª edição deste agradável e divertido evento.

Galeria de Fotos:













































Mais fotos você pode acessar na página do Blog no Facebook: https://www.facebook.com/media#!/pages/Blog-Tudo-de-Bom-e-do-Bem/273838572680259

10 comentários:

  1. o big jangadao nao e nem nunca foi organizado pelos abutres da mantiqueira,,e sim pela equipe lokomelo aqui do bairro dos melos desde 2004,,abutres da mantiqueira são parceiro na defesa do meio ambiente!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. nesse ano forom escritas e descerom 82 equipes, entre jangadas,botes,boias,canoas e barcos. forom feitas 400 camisetas: pra homems,pra crianças e baby look pra mulher. divulgação:400 cartazes que esparamemos pra todas as cidades vizinhas,e na radio panorama FM e radio itajuba. plantamos em nossa blitz ambiental 100 mudas de arvores adultas. doamos 500 mudas de arvore no dia. e soltamos 500 baloes de ar hélio carregando semente de arvores nativas da região. uma semana antes limpamos o rio,retiramos arvores mortas,galhadas,bambuzeiro caidos e lixos do rio,20 voluntarios e a poliçia ambiental,trabalho esse que previne enchentes. e um dia depois do evento a equipe organizadora e voluntarios limparom o lixo que foi deixado pelo publico,nas margens do rio e no campo de futebol. Nosso trabalho ja da frutos,as arvores plantadas no bairro dos melos na beirra do asfalto ja produzem frutos e flor.temos arvores plantadas e formadas no bairro pedra vermelha e na beira do rio. ``DIVERSÃO PRESERVAÇÃO E CONSCIENTIZAÇÃO ESSE É O BIG JANGADÃO´´

      Excluir
  2. Prezado Aureliano, obrigada por participar do blog!
    Peço desculpas por essa informação errônea sobre a organização e ela será retificada, até o final do dia, conforme as informações que encaminhou.
    A intenção do blog é promover atividades do bem e pessoas que fazem as mesmas acontecerem.
    De qualquer forma, vocês estão de parabéns e participe sempre desse espaço.
    Abraços,

    Eliana

    ResponderExcluir
  3. Olá Eliana,
    Seu blog é muito bacana.
    Aguardo vocês aqui no Parque Natural de Pouso Alegre.
    Abração.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá João! Bom te ver por aqui! Que bom que gostou! Se puder, siga e divulgue para seus amigos.
      Com certeza iremos participar das atividades no Parque Natural! Além disso, quero fazer a entrevista com você sobre as novidades de lá.
      Seja sempre bem vindo e obrigada!
      Abraços,

      Eliana

      Excluir
  4. O PROJETO BIG JANGADÃO NASCEU NO ANO DE 2004 DA INICIATIVA DE UM GRUPO DE AMIGOS DO BAIRRO DOS MELOS (EQUIPE LOKOMELO)QUE DESEJAVAM REALIZAR UMA EMPREITADA ECOLÓGICA, MESCLANDO AVENTURA, RADICALIDADE E CONTEMPLAÇÃO DA NATUREZA. Uma jangada foi construída basicamente de bambu e litros de refrigerante descartáveis do tipo “pet”. O objetivo era descer o Ribeirão Piranguçu, do trecho que vai da Cidade de Piranguçu até o Bairro dos Melos.Um desafio as adversidades do percurso e uma veneração às belezas naturais da nossa região ribeirinha.Desde então o Big Jangadão tem sido um Sucesso, pois trouxe para a cidade de Piranguçu diversão e conscientização ecológica. O Big jangadão não é só um evento, a idéia inicial é realizar empreitadas ecológicas, blitz ambiental, plantio de árvores, entre outros. Atividades essas que são realizadas pela nossa equipe durante todo o ano.

    Se quizer saber mais, tem informações aqui:
    http://bigjangadao.blogspot.com/

    Equipe LOKOMELO

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! Obrigada pelas informações. A informação de retificação já havia sido postada antes de enviar essa história.
      Obrigada por participar deste blog e sucesso!

      Excluir
  5. PROJETO BIG JANGADÃO
    PIRANGUÇU, JANEIRO DE 2004
    AURELIANO ALVES DOS SANTOS

    Histórico: O projeto BIG JANGADÂO nasceu no ano de 2004 da iniciativa de um grupo de amigos que desejavam realizar uma empreitada ecológica, mesclando aventura, radicalidade e contemplação da natureza.
    Uma jangada foi construída basicamente de bambu e litros de refrigerante descartáveis do tipo “pet”. O objetivo era descer o Ribeirão Piranguçu, do trecho que vai da Cidade de Piranguçu até o Bairro dos Melos.um desafio as adversidades do percurso e uma veneração às belezas naturais da nossa região ribeirinha.
    Os aventureiros, que após dois dias empenhados na construção da jangada, desceram o rio em um sábado ensolarado, em um dos feitos mais conhecidos e radicais de toda história do Bairro dos Melos.
    Dos resquícios deste emocionante feito nasceu a necessidade de realizar o 2º BIG JANGADÃO, só que desta vez envolvendo mais pessoas e, acima de tudo promovendo um grande movimento de conscientização sobre a limpeza do rio, a reconstituição da mata ciliar e a preservação da fauna aquática e terrestre.
    A segunda edição do evento contou com mais de 18 jangadas. Estiveram presentes, acompanhando o trajeto, os soldados do Corpo de Bombeiros de Itajubá. O 2º BIG JANGADÃO, acontecido no domingo de carnaval do ano de 2005, teve grande repercussão na cidade de Piranguçu e em cidades vizinhas. Isto despertou o interesse de empresários e autoridades da região, os quais se dispuseram a colaborar na realização dos próximos eventos.
    No 3º BIG JANGADÃO os trabalhos de preservação ecológica foram alem da limpeza do rio. Voluntários plantaram mais de 500 mudas de arvores nativas ao longo da margem do rio e nas margens da rodovia Itajubá-Piranguçu. Quanto ao passeio, contou com 22 jangadas que tranqüilamente deslizaram sobre as águas, sempre com muita diversão e contemplação a natureza. O evento ganhou espaço no jornal O Sul de Minas, da cidade de Itajubá.
    Os objetivos deste projetos são basicamente dois:
    • O primeiro é estimular na população o gosto pelo turismo ecológico, mostrando-lhes formas acessíveis e seguras de se divertir em um lugar tão rico em belezas naturais como é Piranguçu. Assim drogas, violência e prostituição podem passar a ser opções mais longínquas na busca de auto-satisfação e de prazer.

    • O segundo é propiciar um crescimento do habitante local como cidadão consciente e ativo na transformação do meio em que vive. Através do cuidado com a limpeza do rio e preservação da fauna e da flora, o cidadão começará a atentar sobre como está sendo tratado seu patrimônio natural, tanto pelo governo municipal como por toda a população.

    Parte Cívica:
    O evento: O evento é realizado todo domingo de carnaval,saindo do Rio Piranguçu, na altura da ponte do Antunes às 9:30 com destino ao Bairro dos Melos, tendo como ponto de chegada a ponte do campo de futebol.
    Estão previstas no decorrer do evento a realização de uma palestra sobre preservação ambiental, limpeza das margens e do leito do rio, colocação de peixes e plantio de arvores junto as margens do rio. Para isso conta-se com o apoio da prefeitura municipal, Polícia Militar, corpo de bombeiros,comércio local, patrocinadores particulares e voluntariado.
    Serão preciso sacos de lixo para a limpeza do rio e ferramentas para o plantio das mudas.

    Considerações Finais
    “Toda transgressão começa na ideologia e se efetua no gesto concreto”. Ficar sentado e criticando sobre pragas de padres ou má administração não fará de nossa cidade um lugar melhor.
    A solução é aproveitar as inúmeras pessoas inteligentes que temos, os bons administradores que temos e colocar em prática tudo que contribui para a restauração desse paraíso que temos ainda em nossas mãos e que busca seu desenvolvimento sustentável.
    Com a realização do 9º Big Jangadão, a cidade ganhará mais uma opção de entretenimento e reforçará o desejo de ser um lugar mais limpo, alegre e de pessoas que muito lutam para o seu engrandecimento.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. obrigado por falar do nosso trabalho!! É sério e honesto!! nosso evento esse ano custou 13.500,oo -2.000,oo aluguel das tendas,3 tendas de 10 mts quadrado! -1.000,oo trio elétrico da panorama F.M -1.OOO,oo seguranças 10 seguranças -400,oo banheiros quimicos 4 banheiros -400,oo fogos 4 baterias de fogos de tiros -400,oo cartaz 400 cartaz grafica 30 minutos -500,oo fimangens(em breve teremos DVD do 9° big jangadão à venda) -300,oo faixas 4 faixas de 5mts -220,oo ar hélio 1mt cubico -180,oo adesivos 2mts quadrado -1.000,oo propaganda na rádio panorama FM -500,oo propaganda na rádio Itajuba -6.000,oo 400camisetas -100camisetas G -100camisetas M -80camisetas P -70camisetas baby look -20camisetas GG -30camisetas de criança (15,oo cada) colaboradores: -UNIMED ITAJUBA -YAMAHA -PANORAMA FM -TRANSMARRECO -MINAS TUBO -CASA DE CARNE DOIS IRMAOS -DISTRIBUIDORA ZERO GRAU -CMC CONSTRÓI MATERIAIS DE CONSTRUÇÃO -DROGA PHARMA -SERRARIA E MARCENARIA IRMÃOS FARIA LTDA -FÁBRICA DE DOCES´PIRANGUÇU -LAURIANO AUTOMOVEIS -MERCADINHO CLAUDIO -PEREIRA AUTO MECANICA -MOTOKAR -SUPERMERCADO PILAR -CONSTRUTORA CJP LTDA -CHACARA BOM PASTOR -OFICINA DE JÓIAS JEAN -DISQUE FRETES NILDO -MANTIQUEIRA VEICULOS -GILDO BOX 2 CEASA. ...E assim se fez o 9°big jangadão melos piranguçu!

      Excluir
  6. só falta pra ficar tudo de bom o esgoto de piranguçu nao ser mais afluente do ribeirao piranguçu - (Bode mestre)

    ResponderExcluir

Olá! Sua opinião é muito importante! Compartilhe!