14 fevereiro 2012

Etiqueta Corporativa: dicas para o seu trabalho!

O marketing pessoal é um fator essencial para os profissionais. Por isso, a etiqueta profissional faz com que nos atentemos a pequenos detalhes que podem interferir substancialmente no nosso desempenho e desenvolvimento dentro da organização.
Abaixo você acompanhará algumas dicas de Etiqueta Corporativa.
Boa leitura! 


Etiqueta Corporativa é usar o bom senso para todas as ações, seja no jeito de falar com as pessoas, maneira de se vestir ou modo de se relacionar com os outros. A boa apresentação pessoal é o resultado do balanceamento entre o bom gosto e o bom senso. A etiqueta empresarial permite tornar-se agradável, viver com mais segurança e espontaneidade.
Em todos os contatos profissionais, o indivíduo tem oportunidade de fortalecer seu marketing pessoal e a etiqueta é uma ferramenta que fortalece esta marca. “Deve haver um equilíbrio entre razão e emoção. O profissional deve escolher a maneira de se expressar sempre baseado no que for mais agradável às outras pessoas”, indica a professora Maria Aparecida Araújo, Consultora de Comportamento Profissional.
O comportamento e a postura sempre devem levar em consideração a abordagem preventiva. Ou seja, sempre precisam ser pensados antes, porque a má impressão de uma atitude pode perdurar na mente dos outros durante um grande período. “No relacionamento com outras culturas empresariais muitas gafes são cometidas. O abismo intercultural dificulta, muitas vezes, que as pessoas tenham a postura correta. Na discordância de valores as pessoas podem não conseguir se respeitar e a etiqueta corporativa é a base para que isto aconteça”, conta a professora.
As regras de etiqueta estão inseridas desde quando acordamos até quando vamos nos deitar. A maneira como atendemos o telefone, como usamos as ferramentas de trabalho, o comportamento em reuniões e o cuidado com a vestimenta, são alguns dos exemplos:

Uso da Internet:

Ferramentas como MSN, e-mail e a própria Internet são de uso exclusivo para o trabalho. O bate papo com colegas não pega bem e usar a web para fins que não sejam os profissionais faz as atividades saírem do foco e atrapalha as outras pessoas, pois chama a atenção de quem está por perto.

Vestimenta:

Conhecer a cultura da empresa é essencial. Usar roupas que condizem com o ambiente de trabalho faz parte do bom gosto e bom senso. Nos casos do chamado Casual Day, a vestimenta deve seguir certas regras – bermuda, minissaia, blusas com decote e transparência, por exemplo, não causam boa impressão.

Reuniões:

O primeiro aspecto é não chegar atrasado, pois isso causa uma má impressão. A utilização do celular nesta situação também é um ponto bastante importante – nunca usar para assuntos particulares e procurar desligá-lo. Saber a hora de falar é outro ponto; é preciso respeitar o momento de cada um.

Telefone:

É uma ferramenta disponibilizada pela empresa para que possa auxiliar no trabalho. O uso para ligações particulares chama atenção dos outros. O recomendável é utilizar o celular nesta ocasiões; saia da sala para resolver o assunto, mas de forma breve, porque o tempo inteiro as pessoas são observadas.


 

2 comentários:

  1. Dicas muito boas, Eliana.
    São os detalhes que nos fazem tropeçar ou garantir uma boa imagem. Aliás, temos apenas uma única oportunidade de criar uma boa primeira impressão, não é mesmo?
    Abraço e sucesso

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Adriano, que bom que gostou! Com certeza a oportunidade é única e não podemos perdê-la! Muito obrigada. Abraços!

      Excluir

Olá! Sua opinião é muito importante! Compartilhe!