17 abril 2012

Designer Gráfico: você sabe o que faz?

Você sabe que um Designer Gráfico faz? Então aqui está um pouco sobre a carreira para ajudá-lo a tirar suas dúvidas.

Quer conhecer o trabalho de um designer gráfico?  Acesse a página http://www.marcoaureliobbs.com/ do designer Marco Aurélio Barbosa, formado pela UNESP - Bauru. De Itajubá, tem ampla experiência em criação, design, direção de arte e redação.  
Para ele, "Design e publicidade, os caminhos mais eficientes entre produtos e consumidores."
Boa leitura e tudo de bom e do bem!

 

O que é Designer Gráfico?


 
Criatividade a postos e muita organização. Esta é a vida do designer, o profissional que cria desde as páginas de uma revista - ou de um site na internet - até a cadeira que você está sentado. Responsáveis pelo desenho tanto de objetos quanto de publicações, o profissional precisa aliar a beleza à funcionalidade e à praticidade.

Mercado - Trabalho é o que não falta para o designer. Segundo Fabiana, o profissional tem diversas áreas de atuação possíveis. "As mais conhecidas são design gráfico, de produto, design de embalagens e design digital, ou webdesign", e o trabalho pode ser exercido em agências de publicidade, de design, indústrias ou em escritórios próprios. Para ela, a área está com déficit de bons profissionais. "Há um grande número de novas faculdades de dois anos de curso que não preparam os estudantes para o mercado e nem o ensinam o conceito de design, tão importante para um projeto bem elaborado", diz. Não há um piso salarial.

É pra você? - Detalhista, pesquisador, criativo, comprometido. Estas são as principais características do futuro designer, mas não as únicas. A designer Daniele Doneda, 31 anos, formada na Universidade Federal do Paraná, comenta que a capacidade de estar sempre atualizado é primordial. "Sem saber o que está acontecendo no mundo, quais são as tendências, o que está sendo lançado, você pode ser só um bom executor de idéias antigas", afirma. E complementa: "Nossa função é agregar usabilidade ao que fazemos, seja um anúncio, uma revista, um cartaz. Não somos artistas plásticos, usamos isso para um fim específico que não pode ser esquecido nunca".
Fabiana, que além de diretora da ADG é sócia de uma empresa de design, lembra ainda das noções técnicas essenciais para o profissional: conhecimento em conceituação de projeto, metodologia de projeto, ergonomia, produção gráfica, tipografia, diagramação, significado, usabilidade e teoria das cores. "Antes mesmo de saber como mexer em um software como Photoshop, Illustrator, Indesign...", afirma.

O que vem por aí - O final da década de noventa trouxe uma verdadeira revolução para os designers, com a introdução do trabalho na web. Daniele Doneda lembra que "antigamente, nosso mundo girava em torno do papel: revistas, jornais, publicidade. Agora tem toda uma gama de outras chances de trabalho". No que tange ao design de produto, as oportunidades também são promissoras. É que com as pessoas cada vez mais trabalhando em escritórios, diante de computadores, a ergonomia, outra função dos designers, é a bola da vez. "Os designers terão muito trabalho pela frente para adaptar os objetos, móveis, sites, celulares e muitos outros itens que influenciam diariamente a qualidade de vida do ser humano", avalia Fabiana, da ADG.

Diferencial - Estágio, estágio e mais estágio. Essa é a dica de quem já se deu bem na área. "Procure os mais diversos tipos de empresa de design. Mas não se importe com o salário, e sim com o conhecimento agregado, até que você encontre seu caminho e escolha uma área de sua preferência", ensina Fabiana. Outra dica vem da designer Alessandra Kalko, 31 anos, formada em desenho industrial pela Universidade Federal do Paraná (UFPR). "Participar de eventos estudantis, seja na organização, seja como participante, é uma ótima oportunidade de fazer contatos com pessoas de outras partes do país e com profissionais que estão se destacando no momento. Esses contatos, quando bem cultivados, podem render bons frutos profissionais e amigos para o resto da vida", ensina.

As faculdades oferecem entre quatro e cinco anos de curso e, conforme a diretora administrativa da Associação dos Designers Gráficos do Brasil (ADG), Fabiana Soccol, a grade curricular normalmente é voltada para design gráfico e de produto, ou ainda sob o nome de desenho industrial. "A partir daí, o estudante escolhe entre uma das duas formações e pode seguir sua carreira conforme a especificidade escolhida, como por exemplo designer de embalagem, de móveis, digital...", explica.



Fonte: Guia de Profissões: http://noticias.terra.com.br/vestibular/interna

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