09 abril 2012

Parabéns Conchal pelo seus 63 anos!

Minha terra natal. Cidade onde nasci e fui criada. E que por motivos profissionais, tive que deixar, mas sempre estou por lá visitando a família e os amigos.

Terra muito rica, com gente boa e trabalhadora. Ainda não atingiu o desenvolvimento social e econômico ideal, mas minha torcida é que isso aconteça brevemente.

Muito jovem e com muita vida pela frente, desejo prosperidade, sucesso, riqueza, abundância e paz. Que todos os seus filhos possam encontrar em suas terras todas as suas alegrias e seu sustento.

Parabéns minha amada Conchal, a Morada dos Rios!

Agora você conhecerá um pouquinho de sua história! O passado tão presente na vida de todos.


E assim tudo começou!
Fundada em 09 de abril de 1949, tem um pouco mais que 25 mil habitantes em uma área de 183,826 km². Entre Mogi Mirim e Araras, ela está num terreno que lembra uma concha.
Conchal, recanto aprazível da terra paulista e do Brasil, teve seu início, como núcleo colonial do estado de São Paulo. As atuais terras formaram no passado três grandes fazendas denominadas: fazendas "Nova Zelândia", "Ferraz" e "Leme", tendo sido adquiridas pelo estado.
Pelo decreto 2.020 de 28 de março de 1911, as referidas terras foram divididas em dois núcleos coloniais distintos que receberam a denominação de: "Visconde de Indaiatuba" e "Conde de Parnaíba" que formam hoje o município de Conchal e na ocasião foram loteadas em lotes de dez e vinte alqueires para efeito de colonização.
No ano de 1912, o estado procedeu as obras de saneamento, atenuando assim a localidade em formação dos terríveis efeitos da malária, que ceifava vidas preciosas.
Em 20 de novembro de 1913, foi inaugurada em meio a grandes festas, a estação férrea local, quando chegou o primeiro trem da então estrada de ferro Funilense que era propriedade do estado. Em 1923, foi inaugurada com grandes festejos populares a iluminação elétrica do município, para tal empreendimento muito contribuíram políticos influentes de municípios vizinhos.
Os primeiros moradores da atual município de Conchal datam do ano de 1906 ao tempo da mata bravia.
Em 20 de dezembro de 1919, pela lei 1725, os núcleos coloniais foram emancipados, passando a constituir um distrito de paz do município de Mogi Mirim, o distrito foi instalado em 31 de março de 1920.
Em 26 de novembro de 1921, foi criada a Paróquia do Sagrado Coração de Jesus, de Conchal.
Em 1932, foi palco de confrontos entre forças paulistas e mineiras, que tomaram a região em avanço rumo ao Sul, durante a Revolução Constitucionalista. Houve muitas mortes, e boa parte dos combatentes tombados foram sepultados nos cemitérios de Conchal e Tujuguaba, comunidade vizinha.
Incontestavelmente, a lei orgânica dos municípios do estado de São Paulo, (lei de 13 de setembro de 1947) decretada pela Assembleia Legislativa do estado de São Paulo e promulgada pelo governador Ademar de Barros, foi um clarão de luz, foi um marco de uma nova era de progresso e esperança para todo o interior paulista.
Facilitando a elevação a município, de dezenas de localidades, ansiosas de viverem sua própria vida, de construir sua própria felicidade, a lei orgânica, foi uma das mais sabias e felizes leis votadas pelo legislativo estadual.
Baseados na lei orgânica, movimentaram-se os conchalenses, para obter sua elevação a município.
Assim, aos 5 de abril de 1948, os promotores realizaram uma grande reunião popular para tomar as primeiras decisões, compareceram nessa reunião elementos representativos do comércio, indústria, agricultura e de todas as classes sociais.
Cumpre, ressaltar que, para a honra do município de Conchal, o movimento pró-município, conseguiu unir novamente todos os conchalenses que, esquecidos das lutas passadas, voltaram toda sua atenção, para o futuro e grandeza de sua terra.
Finalmente, depois de grandes trabalhos, a Assembleia Legislativa determinou a realização do plebiscito de consulta ao povo de Conchal, para que este se pronunciasse "pró" ou "contra" a criação do município.
Após o alistamento eleitoral pró-plebiscito, foi realizado no dia 24 de outubro de 1948 o plebiscito, que teve como resultado; 627 votos a favor da criação do município e apenas 27 votos contra.
Essa foi a manifestação da vontade soberana do povo, e sua decisão teria força de lei.
Finalmente, no dia 24 de dezembro de 1948, pela lei 233 da Assembleia Legislativa do estado e promulgada pelo governador, Conchal foi elevado a município.
Era enfim a realização de um grande ideal, era a independência, era o progresso que chegava, o povo vibrou de entusiasmo, Conchal festejava seu grande dia.
No dia 1º de janeiro de 1949, em sessão solene, foi provisoriamente instalado o novo município, em cerimônia presidida pelo prefeito de Mogi Mirim.
No dia 13 de março foi realizada a primeira eleição municipal, para eleger o primeiro prefeito e consigo 13 vereadores, sendo o primeiro prefeito eleito o Sr. Francisco Magnusson.
No dia 9 de abril de 1949, o então prefeito municipal, bem como a primeira câmara municipal tomaram posse em sessão solene. Após se tornar município independente, Conchal caminhou a largos passos, rumo ao desenvolvimento e ao progresso, tornando-se assim esse aconchegante município denominado " A Morada dos Rios. "
A maioria das famílias tradicionais são constituídas de descendentes de imigrantes europeus, em sua maioria italianos, alemães, portugueses e em menor número algumas famílias de origem russa, austríaca e espanhola, que se estabeleceram na região graças a reforma agrária instituída no fim do século XIX.
Dentre os pioneiros, destacam-se os de sobrenome "Abib", "Alonso", "Oliveira", "Battel", "Baraldi", "Brucieri", "Corrêa", "Moreira", "Corte", "Fadel", "Campos", "Ferreira de Melo", "Filipini", "Fisher", "Kammer", "Maiochi", "Metzker", "Paulo", "Peris", "Pianca", "Pulz", "Rossi", "Tetzner", "Torres", "Barros", " Camargo".
O município é agradável, organizado e relativamente pacato, levando-se em conta os níveis de violência que assolam o país.

Lutas Políticas
Como todo interior, na época, Conchal também teve suas lutas políticas; ora grandes, ora pequenas, mas que, nunca tinham chegado propriamente a separar, a desunir, a dividir os conchalenses.
No entanto, no ano de 1944, irrompe uma feroz, forte, apaixonada luta que desuniu profundamente os conchalenses, separando-os em duas facções fortes, irreconciliáveis, com reflexos maléficos em toda a vida social do distrito.
Uma parte do povo, sentindo-se tolhido em seus anseios de progresso, no justo ideal de encontrar dias melhores, entendeu de separar-se de Mogi Mirim e passar a pertencer ao município de Araras, que ao seu entender, certo ou errado, poderia abrir dias melhores para o distrito, tendo em vista o descaso e o abandono, com que era tratado pelo município de Mogi Mirim.
Como não podia deixar de acontecer, o povo então dividiu-se entre "ararenses" e "mogianos" e durante vários meses, a população local, sofreu as terríveis consequências de uma luta sem precedentes, ora uma parte festejava o recebimento de uma " boa notícia ", ora era a outra parte que fazia o mesmo. Criou-se assim, um ambiente hostil, de ódio e ressentimentos, até que o caso foi resolvido a favor de Mogi Mirim.

Hidrografia
Devido aos diversos rios, riachos e nascentes, existentes em sua geografia, o município de Conchal é conhecido como "A morada dos rios", havendo em suas margens diversos "ranchos", chácaras e casas de veraneio, o que explica o aumento significativo de visitantes de outros municípios nos finais de semana e feriados prolongados, a procura de atividades de pesca e lazer. Rio Mogi-Guaçu, Ribeirão Ferraz, entre muitos outros pequenos lagos e ribeirões.

Ferrovia - História da linha
Conchal desenvolveu-se a partir da estação ferroviária do município. A Cia. Carril Funilense foi inaugurada em 18 de setembro de 1899 pela Cia. Agrícola Funilense, de Funil (hoje Cosmópolis), com bitola de 60 cm, saindo do centro de Campinas e chegando até a atual Cosmópolis, na época chamada de Barão Geraldo de Resende.
Em 1904, por parte de um empréstimo não honrado, o Governo do Estado ficou com a ferrovia.
Em 1906, a bitola foi ampliada para a métrica; em 1913, a ferrovia já chegava ao seu ponto máximo, em Pádua Salles, margem do rio Mogi Guaçu. Em 01 de setembro de 1921, a Sorocabana incorporou a linha, que em 1924 passou a sair da nova estação da EFS em Campinas, e com o nome de Ramal de Pádua Salles, com 93 quilômetros.
A linha foi fechada no início de 1960, tendo os trilhos arrancados pouco tempo depois.
Hoje são bem poucos os resquícios da velha Funilense.

Estação
A estação de Conchal foi inaugurada em 1913 pela Funilense, para atender o núcleo colonial Visconde de Parnaíba, estabelecido pelo Governo do Estado dois anos antes, em terras da fazenda Conchal, então pertencente ao município de Mogi Mirim.
O município formou-se a partir do núcleo colonial e a estação tomou o nome da fazenda, pois foi o dono desta fazenda, Alfredo Eduardo de Oliveira, que fez o acordo de terras com a ferrovia. Em 1921, passou a fazer parte da malha da Sorocabana, que passou a administrar a linha, incorporando-a sob o nome de ramal de Pádua Salles. A estação foi desativada em 1960, com a linha, mas ainda existe: restaurada, não tem mais a cobertura da plataforma. Está ali, no fim da cidade, parcialmente conservada e servindo às escolas, com um pátio enorme à sua volta.

Economia
De terras férteis, já foi palco de grande produção de mandioca, algodão, milho e, atualmente, cana-de-açúcar e laranja. Destacam-se, também, a produção manufatureira de artigos de couro, tais como bolsas, carteiras e cintos, que se iniciaram no final da década de 1980, chegando a conquistar o título de Capital das Bolsas de Couro e pequenas empresas do ramo metalúrgico, com intensa atividade na confecção de portões, grades e estruturas metálicas.
De economia parcialmente dependente da agricultura, nos dias de hoje enfrenta alguns problemas sociais, devido à migração de pessoas oriundas do norte do estado de Minas Gerais, sul da Bahia e demais estados do nordeste brasileiro, que viam na região uma oportunidade de trabalho no corte da cana-de-açúcar e colheita de laranja. Contudo, com a mecanização do corte da cana e consequente diminuição das ofertas de emprego, restou parte da população em condições desfavoráveis.
Conta com uma associação que ajuda a administrar toda a economia do município, desde a agricultura até o comércio e prestação de serviços; a ACICO (Associação Comercial, Industrial e Agrícola de Conchal).
Algumas indústrias presentes também em outros municípios são:
  • Cutrale (Suco de laranja)
  • Beglim (Sacolas e Big Bags)
  • Corn Products Brasil - Unilever (Amido de milho)
  • CanaVialis (Desenvolvimento genético de Plantas)
  • Starlet Group Usa LLC (Metalúrgica) (Em breve)
  • Quinel (Sucos) (Em breve)
Entre outras várias pequenas e médias indústrias.

Turismo e lazer
Alguns dos pontos turísticos do município são as praças da Fonte (Cônego Francisco de Campos Machado), da Matriz Sagrado Coração de Jesus, Praça Nove de Abril, entre outras; e o Parque Ecológico, mais conhecido como Lago.
Muitas pessoas de municípios vizinhas vem passar finais de semanas em ranchos às margens do Rio Mogi-Guaçu. O município dispõe de um clube recreativo privado, AEC (Associação Esportiva Conchalense), com sedes social e poli-esportiva. O município também conta com um amplo serviço gastronômico, com muitas lanchonetes, padarias, sorveterias, pizzarias e restaurantes.
Há também a Festa de Peão de Tujuguaba, realizada num distrito do município de mesmo nome, que atrai muitas pessoas de vários municípios. Em seus tempos áureos, a Festa de Peão de Tujuguaba era a segunda maior festa desse gênero no estado de São Paulo e no país, perdendo apenas para Barretos.
Outra festa que está ficando famosa é a ExpoConchal, tendo em 2012 sua terceira edição, contando com uma grandiosa infra-estrutura por todo o Ginásio de Esportes 1º de Maio, que dispõe de exposições das grandes empresas da cidade e região, parque de diversões e shows com vários artistas e bandas nacionais.

Igreja católica
O município pertence à Diocese de Limeira, tem duas paróquias: a matriz Sagrado Coração de Jesus e a paróquia Nossa Senhora Aparecida entre muitas outras pequenas comunidades, na maioria rurais, pertencentes à estas paróquias totalizando em volta de 25 pequenas comunidades.
O padroeiro do município é o Sagrado Coração de Jesus, seu dia é comemorado na última sexta-feira do mês de junho.
A Igreja Matriz Sagrado Coração de Jesus entrou em estado de reforma a alguns meses e conta com a contribuição dos fiéis da comunidade. A Paróquia Nossa Senhora Aparecida está construindo outra Igreja através de um carnê anual, para poder acomodar todos os fiéis.

Um pouco e sua história em vídeos e fotos:


Vídeo de Conchal em 1958 - Documentário - digitalizado a partir do acervo do Sr. Orlando Bronzato.
 Digitalizado e postado por Luciano Silva (Taroba). 

Vídeo Histórico da cidade de Conchal - digitalizado a partir do acervo do Sr. Orlando Bronzato.
1928: ruas da cidade, grupo escolar, capela e construção do coreto.
1952: almoço em comemoração ao lançamento da pedra fundamental do centro de saúde municipal.
Narração: Sr. Orlando Bronzato. Digitalizado e postado por Luciano Silva (Taroba).



Vídeo Histórico, 1965 - Procissão na Capela da Aparecida. Digitalizado e postado por Luciano Silva (Taroba).

Construção da caixa d'água da Praça 9 de abril, sem data. Foto do acervo de Crenoble Bonini Filho.

Praça da Fonte, 1981. Foto: Giácomo Fadel.

 Banda de Festa Junina em Conchal, sem data. Foto do acervo de Giácomo Fadel.

Desfile de 9 de abril - sem data. Foto do acervo de Giácomo Fadel.

Igreja Matriz em Construção, sem data. Foto do acervo de Lourdes Pereira da Silva Bonini.

Capela de Santa Rita, 1982. Foto acervo de Giácomo Fadel.

Capela de Santa Rita durante enchente do Ribeirão Ferraz. Década de 1980. Foto acervo de Giácomo Fadel.

  Capela da Aparecida em construção - 1955. Foto acervo de Giácomo Fadel.

 
Equipe de Futebol Vaca Morta


Cristo da Praça da Matriz
 

Centro Cultural 

Coreto

 
Fonte de imagens, vídeos e informações:
http://www.conchal.com.br 
http://pt.wikipedia.org
http://www.youtube.com.br/
www.estacoesferroviarias.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá! Sua opinião é muito importante! Compartilhe!