14 maio 2012

Pouso Alegre ganha parceria para qualificação profissonal direcionada às pessoas carentes

Há uma coisa que me incomoda: Pouso Alegre, uma cidade em expansão, oferece muitas vagas de emprego, principalmente no setor de produção, que as agências de recrutamento tem muita dificuldade em preencher. Mas ao mesmo tempo, vejo que há muitas pessoas desempregadas. O que será que acontece? Para mim, o que causa essa incoerência é a falta de mão de obra especializada, além da comodidade das pessoas em não correr atrás de se preparar profissinalmente. 
Aqui está mais uma oportunidade para quem quer correr atrás e ter sucesso profissional. Nada é fácil, mas faça a sua parte.
Em parceira com a Prefeitura de Pouso Alegre, o SENAI oferece 307 vagas de qualificação profissional para pessoas carentes. Acompanhe abaixo como fazer sua inscrição, cujo prazo termina em 21 de maio.




As parcerias firmadas pela Prefeitura de Pouso Alegre para garantir formação profissional para os pouso-alegrenses, em um cenário de expansão do mercado de trabalho local, foram reforçadas para a fatia mais carente da população. Desde o dia 06 de abril, estão abertas as inscrições para o curso de Formação Inicial e Continuada do Pronatec, o Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego. Criado pelo governo federal em outubro de 2011 como parte integrante do ‘Brasil sem Miséria’, o programa desembarca no Sul de Minas em uma iniciativa pioneira da Prefeitura de Pouso Alegre e do Senai.
De início, serão oferecidas 307 vagas para pessoas, entre 18 e 59 anos, inscritas no Cadastro Único para Programas de Assistência Social, instrumento que identifica e caracteriza as famílias em vulnerabilidade social. Os cursos têm duração mínima de 160 horas e abordam diversas áreas de atuação, como informática, administração e recepcionista. Os gastos com transporte e alimentação são custeados pelo programa.
As inscrições vão até 21 de maio, são gratuitas e podem ser feitas em uma dos Centros de Referência em Assistência Social da cidade, os CRAS.
Para consumar a inscrição, é necessário apresentar o Número de Informação Social (NIS) da família e o Cadastro para Pessoas Físicas (CPF). Não há limite de inscritos por família e, uma vez concluído um curso, o estudante por ingressar em outro, sem restrições. Os beneficiários do programa serão divididos em três categorias de escolaridade: letramento inicial, 1º ao 4º e 5º ao 9º anos do Ensino Fundamental.
“Temos um balcão de empregos nos CRAS, mas, muitas vezes, acabamos não preenchendo as vagas, devido a falta de qualificação dos candidatos”, conta um dos coordenadores do Pronatec na Secretaria de Desenvolvimento Social, Wilian Dimas Nascimento Junior. O assistente social acredita que o Pronatec tem potencial para encerrar este triste fenômeno e aumentar a renda de famílias carentes, ao abrir caminho para trabalhos que oferecem melhor remuneração.
Para o prefeito, a equação não é complicada, apenas precisa ser aplicada. “Sabemos que o único caminho possível para elevar a renda das famílias carentes é esse: oferecer a elas qualificação profissional, em suma, educação, que é a chave para mudar a vida das pessoas”, analisa.

 

Programa ajuda a formar mão-de-obra para a indústriaO programa chancelado pela administração é parte do esforço feito pelo governo para alavancar a formação de mão-de-obra qualificada no município. A escassez de profissionais qualificados tem sido a grande preocupação do setor industrial em todo o país. Em Pouso Alegre, o problema que já havia se tornado um tema comum nos encontros e fóruns empresariais foi elevado a questão de primeira ordem com a chegada de mega-empreendimentos como a chinesa XCMG, montadora de máquinas pesadas para a Construção Civil, e do SerraSul Shopping. Com investimentos da ordem de aproximadamente R$ 500 milhões, apenas estes dois empreendimentos vão demandar 8 mil profissionais entre empregos diretos e indiretos nos próximos anos.
Em 2011, com a inauguração do Centro Vocacional Tecnológico, o governo municipal já traçara um audacioso plano de formação de mão de obra com vistas à tecnologia e à formação de técnicos industriários. Para o secretário de Desenvolvimento Econômico Renato Torres, o município possui bases sólidas para fomentar o mercado de trabalho com profissionais talentosos. “Já temos parcerias bastante eficientes com o sistema S, inauguramos recentemente o Centro Vocacional Tecnológico e estamos, cada vez mais, aprofundando nossas relações com o Instituto Federal Tecnológico que, acreditamos, será um dos grandes celeiros de novos talentos da região”. O plano de desenvolvimento de mão-de-obra da Prefeitura prevê um aprofundamento dessas parcerias.
O prefeito Agnaldo Perugini lembra que a formação de profissionais qualificados é também uma forma de oferecer melhores oportunidades para a população. “Estamos investindo em instituições que têm a capacidade de formar profissionais preparados, mas que, além disso, oferecem oportunidades que podem mudar a vida de pessoas carentes, dando a elas a formação necessária para ocupar o emprego que seus pais não tiveram condição de ocupar”.
Excelentes exemplos da adoção de políticas de inserção social pela Administração podem ser vistos no Centro Vocacional Tecnológico de Pouso Alegre – CVT e no Campus Avançado do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas – IFSULdeMinas, com obras já iniciadas e inauguração prevista para novembro de 2012.

Fonte: Prefeitura de Pouso Alegre

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá! Sua opinião é muito importante! Compartilhe!