10 julho 2012

Você sabia que hoje é o Dia Mundial da Saúde Ocular?

Olá! Hoje, em comemoração ao Dia Mundial da Saúde Ocular, este blog reuniu informações e vídeos sobre a saúde ocular.
Muitas vezes não cuidamos de nossos olhos como deveríamos e sofremos com problemas, que se cuidados no início, trarão mais qualidade de vida, além de evitar problemas irreversíveis.
Se você sentir que alguma coisa não está bem com seus olhos, procure um especialista para ajudá-lo. Não deixe de cuidar de sua saúde e não se auto medique.
Espero que este blog ajude a esclarecer algumas dúvidas e que possa estimulá-lo a fazer um exame de rotina para saber se está tudo bem.
Boa leitura e dissemine essa informação para sua família e amigos.
Tudo de bom e do bem para você!


Dia Mundial da Saúde Ocular: 8 em cada 10 casos da 
perda de visão poderiam ser evitados
Da Redação

"Algumas patologias oftalmológicas são assintomáticas e outras, quando se manifestam, costumam estar em estágio avançado"
Mais uma data instituída para alertar a população para os benefícios das práticas preventivas: 10 de julho é Dia Mundial da Saúde Ocular. Entre os esforços mundiais para erradicar as causas de cegueira no planeta, destaca-se o movimento mundial “Visão:
2020: O Direto de Ver”, resultado da parceria entre a OMS e International Agency for Prevention of Blindness.
Oito em cada dez casos de perda de visão poderiam ter sido evitados. A questão é que algumas patologias oftalmológicas são assintomáticas e outras, quando se manifestam, costumam estar em estágio avançado. Ainda falta informação para grande parte da sociedade, que procura assistência quando é tarde demais. Visitas anuais ao oftalmologista fazem a diferença para os adultos. É através do exame clínico e de testes complementares muitas vezes simples, como a aferição da pressão intraocular, que se verificam eventuais alterações.

Catarata é principal causa de cegueira no Brasil
A catarata, principal causa de cegueira no Brasil, é curável graças aos avanços no campo da microcirurgia. Outras doenças podem ser controladas a partir da detecção precoce e do acompanhamento especializado. São elas: glaucoma, degeneração macular relacionada à idade e retinopatia diabética.

Saúde dos olhos na infância
Na infância, a atenção não deve ser minimizada. Os cuidados iniciam-se na gestação, pois durante sua formação a criança pode ter a visão afetada por uma série de fatores. A catarata congênita é a principal causa de cegueira infantil. Embora ela possa ter caráter hereditário, muitas vezes está ligada ao contágio por rubéola. Ou seja: basta o devido acompanhamento pré-natal, com a observação das recomendações médicas, para que a mãe proteja a visão de seu filho.

Para que serve o teste do olhinho?
Vale destacar também a importância do teste do olhinho, realizado pelo pediatra logo apos o nascimento. O exame verifica a presença de leucoria - mancha branca no olho - e descarta problemas congênitos. Todo recém-nascido deve realizá-lo.
Outro cuidado relevante, diz respeito às crianças em fase escolar. Todas devem ser submetidas ao exame de acuidade visual. Os defeitos refrativos – miopia, hipermetropia e astigmatismo – também protagonizam a perda visual quando não são corrigidos no momento certo.



Confira alguns vídeos informativos:



Problemas na visão podem ser sinalizados com dor de cabeça?





Lentes de contato podem ser usadas por qualquer pessoa?










Fontes de textos, vídeos e imagens: 
http://www2.uol.com.br/vyaestelar/index.htm 
http://www.minhavida.com.br 
http://megaminas.globo.com



* TODAS as fotos, imagens e textos que não são de autoria deste blog e dos convidados, têm as fontes e créditos citados. As citações só não são feitas caso o material não forneça nenhuma informação e esteja em local de acesso público. Assim, caso você encontre algo que seja de sua autoria, entre em contato conosco e faremos as devidas retificações.

Um comentário:

  1. Essa postagem serviu como um 'puxão de orelha' em mim. Estou precisando há tempos ir no oftalmologista... há tempos mesmo! Ainda mais por já usar óculos e lente.

    Abraços,
    Carol
    www.umblogsimples.com

    ResponderExcluir

Olá! Sua opinião é muito importante! Compartilhe!