17 março 2014

Câncer de testículo é doença que mais afeta cães do mundo

Essa informação é muito importante para quem tem cãezinhos em casa. Como sempre, a prevenção é o melhor remédio!

Boa leitura e tudo de bom e do bem para você e seu animalzinho!


A neoplasia testicular, também conhecida como câncer de testículo, é a doença que mais afeta os canídeos machos do Brasil e de todo o mundo.
Câncer de testículo em cães. (Foto: Reprodução)
Os animais são acometidos independentemente da raça, sexo ou idade, porém aparece principalmente em cães idosos. Essa patologia evidencia-se também nos animais que possuem criptorquidismo (retenção do testículo na cavidade abdominal).
Para um maior entendimento, os testículos se localizam dentro do saco escrotal e têm a função de produzir espermatozoides e testosterona.
A neoplasia testicular pode ser classificada como um tumor germinativo não seminomatoso (mais agressivo e de crescimento mais rápido) e tumor germinativo seminomatoso (de crescimento mais lento).
Fatores que contribuem para a formação do câncer de testículo
Não existe uma causa específica que seja conhecida quanto à origem da neoplasia testicular, porém existem alguns fatores que contribuem para o seu aparecimento. São eles:
Presença de criptorquidismo (quando um ou ambos testículos não descem para o saco escrotal, permanecendo na cavidade abdominal);
Fatores genéticos (ocorrência de câncer na linhagem), como também, em alguns casos, o trauma contínuo no escroto.
Sinais clínicos do câncer de testículo
Fase inicial
Como todo o câncer na sua fase inicial, este também não apresenta sinais clínicos clássicos, somente o aparecimento do nódulo no testículo.
Fase avançada
Alguns animais quando estão na fase mais avançada da doença, começam a apresentar sinais, como:
- Dor na região escrotal (devido à hemorragia no testículo);
- Tosse;
- Prostração, e em alguns casos, a ocorrência de metástase (a disseminação da doenças para outros órgãos do corpo através da corrente sanguínea e vias linfáticas).
Diagnóstico do câncer de testículo
O diagnóstico da doença pode ser feito no exame rotineiro do animal, através da palpação. No caso de aparecimento de alguma massa anormal, é feito o exame de ultrassonografia para a verificação da região acometida. A prática mais exercida pelos profissionais é a retirada do testículo, que, em seguida, é levado para o exame de biópsia. É a partir daí que o médico veterinário irá avaliar se há a necessidade de uma quimioterapia ou não.
Tratamento do câncer de testículo
O tratamento consiste na intervenção cirúrgica para retirada do testículo afetado com o nódulo, como dito anteriormente. Dependendo do resultado da biópsia, o paciente deverá passar por quimioterapia, na tentativa de evitar a metástase. Não necessariamente o animal ficará infértil depois do tratamento, se o problema se instalar em apenas um dos testículos, porém quando o animal é reprodutor, muitos tutores optam por guardar o esperma do animal a fim de garantir futuras linhagens.
Prevenção do câncer de testículo
A prevenção do câncer de testículo é examinar o animal rotineiramente. O aparecimento de uma massa anormal no testículo pode ser o início de uma neoplasia. Atualmente, a castração está sendo a prática mais indicada pelos profissionais, para evitar um futuro câncer testicular. Os criadores que almejam a reprodução, devem sempre ter o acompanhamento de um médico veterinário para o exame rotineiro nos testículos. Um câncer descoberto no início pode evitar um dano maior no animal, afastando em cerca de 85% as chances de óbito. Consulte sempre um profissional.

Fonte: R7 / Anda


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá! Sua opinião é muito importante! Compartilhe!