29 março 2012

Grupo Vamos Mover Conchal: a união faz acontecer

Como cidadã valorizo todas as ações e movimentos para a melhoria da sociedade em que vivemos. Acredito na democracia e na união de pessoas para um bem comum.

Quando nos unimos para criar um movimento em busca de um objetivo comum, temos que fazê-lo com responsabilidade, verdade, clareza e honestidade. Não podemos confundir democracia com anarquia.

Então, você que é cidadão e tem plena consciência de como seu envolvimento com os assuntos de sua cidade e de seu bairro contribuem para o desenvolvimento social e econômico local, mostre o que pensa e o que quer para sua comunidade.

Foi para isso que o grupo Vamos Mover Conchal surgiu. Através de vários posts, você conhecerá melhor esse grupo. Acompanhe a entrevista abaixo.



O grupo VAMOS MOVER CONCHAL surgiu a partir de amigos que tinham a necessidade de se expressar e organizar a população para que, sem depender diretamente do legislativos, conseguissem resultados sociais.
O grupo VAMOS MOVER CONCHAL tem tido uma ação de MOBILIZAÇÃO POPULAR, divulgando todo e qualquer evento ligado a melhoria de Conchal e o papel principal está focado unicamente na população. Acreditamos que é possível deixarmos de "mendigar" favores sociais através da organização e voluntariado. Por isso o grupo VAMOS MOVER CONCHAL tem conseguido bons resultados. Não levantamos bandeira de políticos, religião ou de nenhum outro que não seja o povo de Conchal.
Isso é controle social, isso sim pode melhorar a qualidade de vida da nossa cidade!

Para esse mesmo controle social, através das informaçõees do VAMOS MOVER CONCHAL a população tem tido mais acesso a datas de reuniões do Conselho de Saúde, audiências públicas, sessões na Câmara e tantos outros eventos até então poucos ou discretamente divulgados.

"Queremos pista de Skate em Conchal"
Fomos procurados por um grupo de jovens que gostariam ter uma pista de Skate em Conchal. Orientamos eles a se organizarem, criarem um grupo e mostrar que existe interesse e necessidade dessa pista, e que criando um grupo e informando sobre esse esporte, conseguiriam chamar a atenção dos gestores. Dito e feito! Hoje já foi encaminhado um pedido para a construção da pista e tudo indica que está vindo verba para a construção.

São Silvestre
Em Dezembro de 2011 organizamos uma equipe com o grupo FAMILIA SEM DROGAS para participar da corrida tradicional de final de ano. Foi um marco para todos os envolvidos no evento e da cidade.
Conseguimos correr com camisetas divulgando o grupo, montamos um kit de apoio com medalhas personalizadas, fruta, barra de cereais, chocolate, além de água mineral e dois postos de apoio durante o trajeto.

14ª Conferência Nacional de Saúde
Depois da participação da Conferência Municipal, conseguimos ir à estadual e, finalmente pela primeira vez, Conchal participou da 14ª Conferência Nacional de Saúde em Brasília. Resultado da participação nos eventos e promoção do Controle Social.

Família sem Drogas
No momento estamos com quase 40 pessoas internadas pelo grupo. Esse, há dois anos, tem mantido e renovado a vida de muitos dependentes. Além das reuniões do grupo N.A. (Narcóticos Anônimos), Conchal conta com uma comunidade terapêutica com reuniões de apoio à parentes de dependentes. Muitos tem tido suas histórias renovadas, e na pior das hipóteses, mesmo com resultado negativo na recuperação, a família tem sido beneficiada pelas trocas de experiências.
A principal fonte de renda do grupo é a participação em eventos locais como bingo ou venda de prendas (pizza, bolos, tortas, pão de mel ...etc).

SPAC - Sociedade Protetora dos Animais de Conchal
Com dois anos de existência, a SPAC estava apática e inoperante mediante dificuldades financeiras por falta de sócios. Em dezembro de 2011 contavam com 11 sócios, isso mesmo...apenas 11 sócios.
O grupo VAMOS MOVER CONCHAL tem ajudado e direcionado novas ações da SPAC. Com isso, hoje a SPAC tem quase 60 sócios, convênio de desconto para sócios com o comércio e clínicas locais, elaboramos uma ação de controle populacional de cães e gatos, onde um censo antecederá uma ação de castração em massa. A projeção da ação resultará em saúde pública.

Graças a um abaixo assinado pedindo o cumprimento de uma lei estadual sobre eutanásia, conseguimos um projeto de lei municipal com o conteúdo da lei estadual.

O próprio VAMOS MOVER CONCHAL tem sido um ponto de encontro de pessoas que tem interesse na melhora da nossa cidade sem ter que levantar bandeira de nenhuma divisão. Cada vez mais as pessoas tem percebido que é possível a população cuidar da população. Voluntariado não é simplesmente fazer caridade, mas sim assumir a responsabilidade de que cada um tem de ajudar, dentro das possibilidades, a melhorar nossa cidade!
A POPULAÇÃO CUIDANDO DA POPULAÇÃO!

VAMOS
Mobilização
Organização e
Valorização de
Eleitores
Responsáveis

Conchal



Veja algumas fotos de eventos que o grupo VAMOS MOVER CONCHAL organizou ou participou.

 


Fotos: Grupo VAMOS MOVER CONCHAL 


* Artigo, post assinado por convidados e entrevista não representa a opinião deste blog e sua criadora. A responsabilidade é do autor do artigo, do post e do entrevistado.










6 comentários:

  1. Trabalho muito bonito!

    Parabéns pra vocês!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Jefferson, tudo bem? Obrigada por participar do blog!
      Realmente é um trabalho que faz muita diferença!
      Seja um seguidor e convide seus amigos!
      Abraços,

      Eliana

      Excluir
  2. Estar entre amigos é maravilhoso!!! estar com alguem especial é melhor ainda!!!! Tudo isso é benção de Deus!!! sou feliz!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia!Obrigada por participar do blog!
      Seja um seguidor e convide seus amigos!
      Abraços,

      Eliana

      Excluir
  3. Sem dúvida um movimento transparente, e digno de uma matéria de suma importância como a deste BLOG!
    Estão todos de parabéns! E com força de vontade VAMOS MOVER CONCHAL!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia Paulo!Obrigada por participar do blog!
      Este blog valoriza tudo que é bom e do bem!
      Seja um seguidor e convide seus amigos!
      Abraços,

      Eliana

      Excluir

Olá! Sua opinião é muito importante! Compartilhe!