10 agosto 2012

Espirro reverso cães: veja o que é e o que fazer

O tema de hoje é sobre uma disfunção que acomete os cães e que eu não conhecia, o Espirro Reverso
Fiquei sabendo sobre esse assunto, porque uma colega e protetora identificou alguns sintomas em sua cachorrinha e ela procurou saber o que poderia ser.
Para nós que temos animais, é muito importante termos informações variadas de possíveis doenças, disfunções e primeiros socorros. Assim, podemos agir da melhor forma possível quando necessário.
Nossos conhecimentos não substitui o veterinário, e o mesmo deve ser procurado para melhor avaliação e cuidados pertinentes.
Boa leitura e tudo de bom e do bem para você!




O que é ?

O barulho é muito estranho - não é falta de ar, não é vômito, nem tosse, nem espirro. Muitas vezes o som é descrito como um engasgo repentino. Isso se chama espirro reverso. Pode ser normal para alguns cães e assustador para os donos que nunca presenciaram este espirro reverso.

No espirro reverso, a faringe tem espasmos e, de acordo com o texto "o cão encontra dificuldade em puxar o ar durante o espasmo, faz inspirações rápidas, fica parado, com o pescoço esticado, afasta as patas dianteiras aumentando o ângulo e produzindo um ronco, uma respiração dificultosa , um resfolegar que muitas vezes resulta na impressão de que o cão está engasgado ou prestes a morrer!(...)".


Parece que a solução é tampar o fuço do cão pra ele respirar pela boca, também engolindo saliva, o que cessa o ataque.

As causas ainda não foram elucidadas mas podem estar relacionadas a uma irritação no palato mole e garganta , causando o quadro de espasmos que assustam muitos cuidadores. Qualquer coisa que irrite a garganta pode causar o espasmo como excitação, comidas e bebidas, excesso de exercícios ou intolerância a eles, tração na coleira durante os passeios, pólen, corpos estranhos na garganta, perfumes, vírus, produtos químicos usados na casa e no canil, alergias, etc. Se o problema for identificado, afastá-lo dele muitas vezes resolve parcial ou totalmente o problema. Cães braquicefálicos como pugs e boxers, que apresentam o focinho achatado são muito afetados, mas no caso destas raças deve-se tomar cuidados redobrados pois há relatos científicos de alterações cardíacas secundárias ao espirro reverso.

Alguns cães apresentam estes episódios por toda a vida, outros desenvolvem episódios esporádicos e temporários que se resolvem por si só e outros ainda podem apresentá-los uma única vez e nunca mais.

O que fazer?

O espirro reverso se estimularmos o cão a engolir, massageando a garganta. Algumas vezes abrir a boca do cão e gentilmente puxar a língua dele ou dar-lhe algo de beber e comer também pode ajudar. Alguns cães têm episódios de espirro reverso tão frequentes que pode ser necessário a ajuda de medicamentos para reduzir sua frequência.

O que esperar?

Se ocorrer frequentemente (diariamente ou várias vezes por dia) e estiver associado com outros sinais clínicos, deve-se fazer um bom exame veterinário. Veja se há outros sinais anormais que possam indicar problemas mais sérios, incluindo corrimento nasal, sangramento nasal, espirros, dificuldade respiratria, deformidades faciais na área nasal, diminuição do apetite e/ou letargia.













Fontes textos, imagens e vídeos:  Mãe de cachorro  /  Canto dos Bichos Ville Chamonix Meu Amigo Cão MrPuggle - You Tube / Aniimal Things






2 comentários:

  1. falou...falou...e não explicou nada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Prezado Anônimo, que pena não ter gostado do post. A intenção é apenas passar informações básicas e simples, muitas vezes clareando algumas situações. Informações concisas e específicas devem ser tiradas com profissionais, neste caso, o médico veterinário.
      Mesmo assim, agradeço sua participação e sua disposição em ler este post. Se tiver material para colaborar sobre o assunto, será um prazer recebê-lo.
      Tenha uma semana maravilhosa.

      Eliana

      Excluir

Olá! Sua opinião é muito importante! Compartilhe!